Histórico

Antes mesmo da existência de legislação sindical e da criação oficial de Sindicatos no Brasil, os contabilistas de Curitiba já viam a necessidade de se manterem unidos e organizados. Em agosto de 1923 foi criado o Grêmio dos Guarda-Livros do Paraná que teve sua primeira reunião realizada nas dependências do antigo Britânia Esporte Clube. O nome não foi bem aceito pela categoria e em dezembro daquele ano foi trocado para União dos Guarda-Livros do Paraná. O primeiro presidente foi José Nogueira dos Santos. Em 1931, no governo Getúlio Vargas, foi criada a primeira legislação sindical do país e os primeiros sindicatos propriamente ditos e os contabilistas se enquadraram nas novas normas legais quando era presidente Avelino Lopes. Em 1942, o nome mudou para Sindicato dos Contabilistas do Paraná e, com o crescimento das representações por todo o interior e abertura de novos sindicatos, em 1986 recebeu a denominação atual de Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – Sicontiba .

O Sicontiba foi pioneiro no sindicalismo brasileiro ao assinar com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do país e até hoje é o único sindicato que tem representante no Conselho de Contribuintes do Município.

Há poucos registros disponíveis sobre as atividades do Sindicato entre 1932 e 1936, entre 1939 e 1951 e entre 1954 e1968. O sonho da sede própria que existia desde 1923 só foi concretizado em 25 de abril de 1989, na gestão de Gilberto Nassif. Logo a seguir, na administração de Irineu Zanuzzo, foi adquirida a chácara que se transformou num clube e que é a sede campestre do Sicontiba. Essas iniciativas fizeram que o crescimento e a aglutinação dos contabilistas em torno do seu sindicato crescessem de maneira expressiva. Tanto que nos últimos anos o Sicontiba venceu por três vezes consecutivas o título geral dos Jogos dos Contabilistas do Paraná – Jocopar e passou a participar com a maior delegação nos jogos.

As instalações da sede campestre não param de receber melhorias e ampliações para proporcionar maior conforto e alternativas aos associados. Desde sua criação, o sindicato oferece assistência médica e jurídica e, nos anos de 1980, passou a oferecer também assistência odontológica.

 

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região