Sede Administrativa do Sicontiba Hugo Catossi

25 de março de 2022 foi um dia histórico para o Sicontiba. Dia em que o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região teve a satisfação e honra de realizar uma homenagem ao ex-presidente do Sicontiba (Gestões 2014 a 2016 e 2017 a 2019), Hugo Catossi, pelos excelentes serviços prestados à entidade e à classe contábil na defesa e valorização dos profissionais da contabilidade.

Clique aqui ou na imagem acima para ver ampliada a placa

Em reconhecimento ao excelente trabalho, dedicação, empenho e idealização do ex-presidente Pedro Hugo Catossi na construção da nova sede do Sicontiba, que teve início em 17/01/2017 e término em 30/06/2017, obra administrada com mãos de ferro e realizada em tempo recorde, tornando assim o sonho em realidade, com toda nossa admiração e respeito prestamos homenagem de agradecimento a este visionário e entusiasta da classe contábil, concedendo o nome da sede administrativa Hugo Catossi”.

Eis o teor da placa que resume bem tudo o que o ex-presidente Hugo Catossi representa e fez para o Sicontiba e para a classe contábil.

E tem uma frase final na placa para reflexão que é a forma de ser do Hugo:A gratidão é a virtude das almas nobres.”

CLIQUE AQUI PARA VER COMO FICOU A NOVA SEDE

Momento em que a placa foi descerrada pelo ex-presidente Hugo Catossi

Além da sede Sicontiba merecidamente passar a ser nominada Hugo Catossi, também foi colocada a foto do mesmo na galeria de ex-presidentes do Sicontiba.

Momento em que foi descerrado o quadro na galeria de presidentes

Quadro na galeria do ex-presidente Hugo Catossi (Gestões 2014 a 2019)

E não parou por aí as homenagens. Hugo ainda recebeu em mãos uma placa de lembrança pela sua excelente gestão à frente do Sicontiba.

Momento em que recebeu o presente das mãos dos seus diretores (na época) de finanças (José Eurides) e de administração (José Carlos Lada).

Clique aqui ou na imagem acima para ver ampliado o texto da placa

Juarez Morona, atual presidente do Sicontiba, foi quem fez a abertura da solenidade, cumprimentando os ilustres convidados (número limitado diante dos protocolos sanitários), estando presentes presidentes de entidades contábeis, diretores, associados, delegados sindicais e autoridades. Disse ser um dia histórico e de felicidade para o Sicontiba, pois “iremos colocar a foto de ex-presidente na galeria e também homenageá-lo pela construção do edifício sede do Sicontiba“. Morona salientou que foi vice do Hugo Catossi e que o mesmo merece a homenagem. Ainda, em tom carismático (arrancando gargalhadas) disse que o ex-presidente foi de tudo um pouco, efetivamente colocando a “mão na massa”, sendo o “idealizador, arquiteto, administrador, pedreiro, só não fez chover na obra“.

Com a palavra, o atual vice-presidente do Sicontiba, Dirceu Vaz, deu sequência com o cerimonial falando sobre a pessoa de Hugo e sobre todos os seus feitos e dezenas de ações e projetos realizados. Destacou alguns (dentre outros tantos): a atuação de Hugo por mais de 40 (quarenta) anos junto à classe, sendo algumas de suas marcas registradas a transparência, a honestidade, a integridade e o respeito com os profissionais da contabilidade; a criação de forma pioneira o Portal da Transparência; a criação do canal de Ouvidoria; a ampliação do auxílio aos associados na resolução de problemas junto aos órgãos públicos; a abertura de portas da entidade que novos membros pudessem fazer parte da diretoria (mescla de experiência, juventude e mais mulheres); nomeação de diversos delegados sindicais para serem o elo com os profissionais contábeis nas localidades de representação; a luta com unhas e dentes para demonstrar à sociedade e aos órgãos públicos a importância da contabilidade e dos profissionais contábeis; a reengenharia administrativa visualizada na prática e contratação de assessoria jurídica para atendimento em período integral; ampliação dos convênios e parcerias; cursos de qualidade e com preços reduzidos; centenas de acordos coletivos de trabalho firmadosalteração do estatuto, extinguindo a possibilidade de reeleição presidencial (apenas mandato único), vedando a possibilidade de pagamento de verba de representação, diárias, cartão corporativo ou coisa que o valha, ou seja, ficando claro que os membros da diretoria prestam serviços honoríficos; e a colocação do nome do saudoso ex-presidente Irineu Zanuzzo na sede campestre em Colombo.

Ressaltou Dirceu que: “apesar de boa parte da gestão ter sido no período da extinção da obrigatoriedade do recolhimento da contribuição sindical, reinventando-se e readequando-se, com muita ação e inteligência Hugo terminou o mandato deixando o caixa do Sicontiba com valores significativos para a sobrevivência da entidade no período vindouro”.

E como a cereja do bolo da sua gestão, colocou-se em evidência que Hugo, de forma ousada e criativa, após muito planejamento, economia de gastos e “mão na massa”, em menos de 6 meses conseguiu construir a nova sede do Sicontiba, visando proporcionar aos associados, contabilistas, autoridades e visitantes um maior conforto e melhor atendimento, dando assim um upgrade e mais visibilidade para os profissionais contábeis, tendo no espaço salas na recepção para atendimento, sala do presidente para reuniões, auditório maior com sistema de som e imagem para eventos e cursos, além de um espaço para confraternização no ático, tudo isso em uma arquitetura moderna e funcional. Nas palavras de Dirceu: Hugo encampou a obra de um jeito que deu orgulho e gosto de ver“.

Dirceu Vaz, que também foi vice-presidente na gestão em que Hugo esteve à frente da entidade, deu testemunho pessoal sobre o ser humano Hugo:

Há um ditado no mundo que diz que o primeiro fiscal você nunca esquece e foi assim quando fui visitado em 1981 no início das minhas atividades no escritório, jovens na época eu e Hugo, ele iniciando suas atividades no CRCPR. Hugo exerceu com muita ética e responsabilidade suas atividades no CRCPR, encerrando seus serviços no auge da sua carreira, deixando uma marca forte de competência e ética. Quanto ao ser humano Hugo Catossi não há tempo para descrever tantas virtudes numa pessoa só, sendo um exemplo de pai, família, esposo e agora vovô, além se ser um amigo da classe contábil, a quem defendeu com muito amor no coração os profissionais da contabilidade. Agradecemos a você Hugo por tudo que fez pela classe. E ratifico, nunca pediu algo, nunca exigiu nada em troca, sempre atuando sem nenhum interesse pessoal. Desejo a você Hugo, em nome de todos os presentes, muita saúde e paz.”

CLIQUE AQUI PARA LER NA ÍNTEGRA COMO FOI A SOLENIDADE

E o ponto alto da solenidade ocorreu: o discurso do homenageado Hugo Catossi, que veio acompanhado de muita emoção. Primeiramente ressaltou a sua gratidão a Deus e a várias pessoas, colegas de profissão, amigos e amigas que tornaram possível transformar sonhos em realidade. Fez menção, um a um, a todos os presentes na homenagem. E ainda chamou a frente pessoas especiais que fizeram o “algo a mais” e que o ajudaram de sobremaneira na concretização do sonho da nova sede.

Na foto, da esquerda para a direita: Ricardo Weber (assessor jurídico do Sicontiba); Simone Vanni (diretora de convênios do Sicontiba); Juarez Morona (presidente do Sicontiba); José Eurides (diretor de finanças do Sicontiba); Hugo Catossi (ex-presidente do Sicontiba homenageado); José Carlos Lada (diretor de administração do Sicontiba); Narciso Doro (ex-presidente do Sicontiba); e Dirceu Vaz (vice-presidente do Sicontiba).

Hugo lembrou que os desafios realmente foram imensos na sua gestão, não sendo fácil! Foi necessário primeiro escolher pessoas do bem e competentes para se ter êxito. Foi necessária muita economia, planejamento, angariação de novas fontes de receitas engordando o caixa e tomada de decisões difíceis, não esperando o trem passar, mas arregaçando as mangas, mediante um trabalho árduo e com muito suor. No que se refere a construção da nova sede Sicontiba, comentou que olhando o terreno pequeno e a previsão de custos, a primeira vista parecia impossível e uma loucura construir um prédio de 3 andares no local. Mas foi possível! Para tanto, foram várias as etapas de trabalho e análises clínicas e minuciosas, desde o plano de gestão, o projeto arquitetônico, passando por diversas reuniões, várias propostas de orçamentos das construtoras, até o jardim, escolha de plantas, móveis, etc. E concomitante a tudo isso foi mantido a todo o vapor as atividades do Sicontiba em outro local sem nenhum custo de aluguel. O resultado foi o fim da obra pela metade do valor do que inicialmente orçado. Para a parte de acabamentos também houve análises individualizadas, sendo que em algumas situações urgentes até utilizou dinheiro do próprio bolso (sem pedir reembolsos) para agilizar os trabalhos. Comentou sobre o relatório cronológico de obra criado com anotações diárias (mais de 130 páginas), além de ter constituído uma comissão de obra para auxílios nos trabalhos, sendo os fiscais os diretores José Eurides e José Carlos Lada, tudo na parte jurídica sendo acompanhado pelo assessor jurídico Ricardo Weber. Esse time trabalhou diariamente e in loco (desde a ideia inicial do projeto até o habite-se, registro imobiliário e inauguração), fazendo toda a diferença. Sua intenção foi clara: disponibilizar uma sede aconchegante, bonita, moderna e funcional, sendo considerada a casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região Metropolitana. Finalizando, em um momento memorável, houve muitos aplausos e ficou nítida a emoção do homenageado e presentes.

Convidados assistindo a solenidade

Momento dos cumprimentos ao Homenageado Hugo Catossi

Hugo Catossi e as representantes mulheres profissionais da contabilidade

Momento de registro desse dia histórico

 

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

 

O homenageado Hugo Catossi recebeu muitas parabenizações pessoalmente e por meios digitais, citamos algumas abaixo:

Laudelino Jochem (presidente do CRCPR)
O Presidente Hugo Catossi fez história no Sicontiba por diversos motivos, mas os que mais me chamam a atenção são dois: a transparência da gestão no trato dos recursos econômico-financeiros, onde cada Real foi minuciosa e estrategicamente planejado antes de ser gasto e a reconstrução da sede do sindicato: um marco histórico que exigiu muito esforço, quebra de resistências e dedicação extrema. A gestão Hugo Catossi minha gratidão e reconhecimento!

Antonio Carlos Doro (ex-presidente do CRCPR)
“Justa homenagem ao colega Pedro Hugo Catossi, o prédio do SICONTIBA eternizar o seu nome nos anais dessa tradicional Entidade. Parabéns também a Diretoria por esta justa decisão!

Edílton José da Rocha (ex-presidente do CRCPR)
Parabéns Hugo pela homenagem, você merece ser lembrado pelo trabalho e carinho que dedicou ao Sindicato. Um grande abraço.”

Indiara Barbosa (primeira mulher mais votada na história para a câmara municipal de Curitiba)
Hugo é um amigo muito querido. Quando o procurei pela primeira vez, ele me ouviu e me deu oportunidade para atuar no Sicontiba e no CRCPR, como sempre dá oportunidade e incentiva a participação de jovens e mulheres nos órgãos da classe contábil. Como eu, ele também acredita na ética, na responsabilidade e em trabalhar de forma correta para o bem da nossa sociedade!

Narciso Doro (ex-presidente do Sicontiba)
Nossa sede urbana é um orgulho para os profissionais da contabilidade que merecem serem bem recebidos. A dedicação e o trabalho digno e diário do ex-presidente Hugo foi fundamental para essa conquista, parabéns.”

Arildo Medeiros (Tenente Coronel)
Falar do Hugo é falar de um ideal, da vontade de fazer as coisas bem feitas, simplesmente pelo hedonismo sem esperar nada em troca. É o tipo da pessoa com grande coração, probidade sem igual que não somente contagia mas vicia quem está perto. Bom pai, excelente amigo, prestativo, tem por essência fazer o bem. Se houvessem mais Hugos teríamos uma sociedade melhor. Homenagem mais que merecida.”

Sebastião Ramos dos Santos (Delegado de Polícia)
O Hugo não foge a luta. É um cara realizador, resiliente, sonhador e que sabe agregar equipes, pessoas, conseguindo assim fazer uma das melhoras sedes classistas da contabilidade do Brasil. Merecida homenagem.”

Walter Baruffi (Delegado de Polícia)
Existem pessoas que vieram fazer a diferença para todos, o Sr Hugo é uma delas.”

Francisco Horst (Receita Federal)
Acredito que o contabilista Pedro Hugo Catossi é, sem dúvida, um grande merecedor desta importante homenagem. Afinal, foram muitos anos de dedicação e empenho para a classe dos contabilistas contando, no mínimo, desde que ingressou no CRCPR, na sua convivência harmoniosa, inteligente e conciliadora nas parcerias institucionais que participou e no exitoso e profícuo trabalho à frente da Presidência do SICONTIBA. Parabéns Hugo!”

Prof. Dr. Vicente Pacheco (ACCPR)
Pedro Hugo Catossi será sempre lembrado no SICONTIBA como sendo o presidente que construiu essa nova sede e com justiça leva hoje o seu nome. Parabéns pela homenagem, merecida.”

Prof. Luiz Carlos de Souza e Denise de Oliveira
Tive a honra de trabalhar com o Hugo Catossi no CRCPR, conheci seu lado arrojado, dinâmico, buscando sempre o melhor para a classe contábil. Essa homenagem justa e merecedora é o retrato da sua capacidade, homem de visão, resultado de sua obra.”

Dorgival Lima Pereira
Pedro Hugo Catossi, amigo, irmão, profissional dedicado e comprometido em servir a classe contábil e a sociedade. Seu legado sempre será o de servir às pessoas com atenção e acolhimento. Um homem que busca ser o melhor para todos. Parabéns pelos feitos e realizações em sua trajetória. Deus te abençoe hoje e sempre.”

Euclides e Dolores Locatelli
Justa e merecida homenagem a quem dedicou o melhor de suas energias e talentos na condução do SICONTIBA.”

Cristina Medeiros
Parabéns Hugo pela brilhante e merecida homenagem dando seu nome à sede administrativa da entidade. Sei que você fez o seu melhor frente à presidência da entidade sem esperar nenhum reconhecimento, porém sei que ele é justo é merecido. Parabéns. Você é merecedor.”

João Eloi Olenike
Parabéns Hugo, trabalho fantástico.”

Celita Paltanin
Parabéns Hugo, trabalho excelente junto ao Sindicato.”

Moacir Pozzobon (diretor do Sicontiba)
Homenagem justa, merecida e adequada para o momento. Parabéns ao Presidente Morona e a todos que atuaram neste processo. O ex-presidente Hugo Catossi é merecedor desta importante homenagem. Forte abraço.”

José Carlos Lada (diretor do Sicontiba)
Neste dia tão especial o Sicontiba faz história em homenagear o ex-presidente Hugo Catossi dando seu nome em nossa linda e moderna sede social. Eu acompanhei junto na obra toda eficiência, comprometimento, transparência e ética do Hugo nesta magnífica construção.”

Ricardo Weber (assessor jurídico do Sicontiba)
Querido amigo e ex-chefe! Expresso a minha gratidão por ter me contratado para trabalhar no Sicontiba. Você é um exemplo para todos e para mim de ética, honestidade, transparência e coragem. Parabéns pela bela e justa homenagem recebida. Foi um dia que ficou registrado na história do Sicontiba e será de grande lembrança para todos que puderam prestigiar esse momento ímpar e único na sua vida. Forte abraço, com carinho e admiração.”

Josiane Brito (ex-colaboradora do Sicontiba):
Parabéns grande chefe! Muito merecedor, você foi e sempre será o melhor em termos de crescimento pessoal, profissional, evolução, força de transformação. Para você eu tiro o chapéu. Foi maravilhoso trabalhar com você, aprendi e evolui graças as suas oportunidades no Sicontiba.”

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região