Sindicatos, MPT E DRT- PR buscam soluções para o PDV da Copel

 

 

Sindicatos, MPT e DRT-PR buscam soluções para o PDV da Copel

A semana começou com agenda cheia para os sindicatos que representam os copelianos, vítimas do descumprimento do PDV da Copel. O CSMEC (coletivo sindical que agrega os sindicatos Sindenel, Sindelpar, Sintespar, Sintec-PR, Sindasc e Sicontiba) e o outro coletivo sindical estiveram reunidos com representantes do Ministério Público do Trabalho e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT), dia 28/11/2023.

Nesses encontros o CSMEC reafirmou a posição das entidades sindicais em cobrar, na íntegra, a aplicação do Programa de Demissão Voluntária-PDV da Copel. Na proposta apresentada pela companhia, firmada no Acordo Coletivo de Trabalho, consta que todos os copelianos que aderissem ao programa seriam atendidos. Mas, com a venda da Copel, a companhia atendeu apenas 1437 pedidos, dos 2899 que foram homologados. Os novos donos da Copel informaram ao mercado e seus acionistas que o número de trabalhadores de 5830 (registrados em 2023), será reduzido para 4393, em 2024, sem esclarecer as formas como essa redução será feita, e sem apresentar os impactos qualitativos na prestação de serviços aos clientes da companhia.

No cenário trabalhista, os coletivos sindicais pediram ao procurador do MPT, José Cardoso Teixeira Jr. para que o MPT mantenha a mediação em todo processo de cumprimento do PDV, evitando assim a judicialização do programa. Os sindicatos não aceitam medidas protelatórias ou o esvaziamento nas negociações. “O que queremos unicamente é que a Copel honre seu compromisso com os copelianos” frisou Alexandre Donizete Martins, em nome dos sindicatos integrantes do CSMEC.

A direção da Copel não apresentou até o momento nenhuma solução para cumprir o PDV, alegando que as listagens estão sendo auditadas e pior, está tentando dar por encerrado o programa, sem atender a todos os que aderiram.

Na opinião dos dirigentes sindicais, as propostas apresentadas não atendem o conjunto dos copelianos que estão sendo extorquidos em seus direitos.

A próxima reunião com a direção da Copel está agendada para 12 de dezembro de 2023.

Se você é copeliano eletricitário e contabilista, teve eu PDV homologado e não foi atendido em seu pedido, entre em contato com o Sindenel. Nosso departamento jurídico está tomando todas as medidas para atender o conjunto dos trabalhadores por meio de ação coletiva.

Nós fazemos a diferença.

 

Fonte da matéria:  SINDENEL – Sindicato dos Eletricitários de Curitiba

 

Defesa e valorização do profissional Contábil

 

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região