Sicontiba recebe a visita de auditores fiscais do Estado do Paraná

iaf-23-03-2016-2

A diretoria do IAF-PR com o presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, e a diretora de eventos do sindicato, Juliana Guedes

O presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, e a sua diretoria receberam hoje, dia 23 de março, na sede do sindicato, o presidente do IAF-PR (Instituto dos Auditores Fiscais do Paraná), James Garrett, e os diretores do instituto, Cleto Tamanini, Evaldo Nass Filho, Boris Martins e Carlos Galo.

No encontro, os auditores da Receita Estadual discorreram sobre a legislação do ICMS dos Estados, procedimentos fiscalizatórios e se colocaram à disposição da classe contábil para a realização de ações em conjunto que visem a melhoria do sistema tributário paranaense, o combate à corrupção e a conscientização da sociedade acerca dos tributos e obrigações.

iaf-23-03-2016-1

Segundo o presidente do IAF-PR, os contabilistas são formadores de opinião e, por isso, têm um papel importantíssimo na formação de cidadãos mais conscientes. Garrett disse ainda que já está contando com o apoio da classe contábil para divulgar e realizar projetos que foquem no desenvolvimento econômico e social do Estado.

O presidente do Sicontiba se colocou à disposição para ajudar e criticou também a postura de muitos órgãos públicos que não sabem valorizar e reconhecer o trabalho dos contabilistas. “A atuação dos contabilistas é proporcional ao grau de desenvolvimento do nosso Estado”.

Hugo mencionou ainda a Operação Publicano, do Gaeco, que há um ano investiga um esquema milionário de corrupção na Receita Estadual que envolve alguns auditores e contabilistas. Eles cobravam propina de empresários para anular e reduzir débitos. Cerca de 200 pessoas já foram denunciadas.

“O Sicontiba e os contabilistas combatem veementemente a corrupção. Nada justifica essa prática, que acaba gerando concorrência desleal e desviando recursos importantes que poderiam ser investidos em saúde, educação e segurança, por exemplo”, pontuou.

O diretor do IAF-PR, Cleto Tamanini, concordou e lembrou de um trecho de seu discurso de posse como diretor da Coordenação da Receita Estadual (cargo que já não exerce mais) em que enaltece o trabalho dos contabilistas.

“Aos contabilistas, tornados às vezes sacos de pancadas dos Fiscos e dos contribuintes, o máximo de orientação, pois nos ajudarão no zero erro”, disse Tamanini.

O Sicontiba e o IAF-PR conversam ainda sobre a possibilidade dos auditores ministrarem cursos e palestras com foco no desenvolvimento profissional do contabilista. Após o encontro, houve um café da manhã de confraternização.

iaf-23-03-2016-3

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região