Secretários de Pinhais, SubComandante do Corpo de Bombeiros e relatora da Junta Comercial participam de reunião do Sicontiba

Presenças ilustres entre elas dois Secretários de Pinhais (José Martins dos Santos Silva e Lukala Nobrega), o SubComandante do Corpo de Bombeiros, Gabriel Mocellin Junior e a relatora da Junta Comercial Ediane Wunderlich participaram da reunião de diretoria do Sicontiba, dia 4, na Acipi de Pinhais. Durante a reunião estes representantes governamentais se pronunciaram sobre a atuação de suas respectivas instituições em favor da classe contábil.

A diretoria do Sicontiba aprovou orçamento para construção na sede campestre, em Colombo, de um quiosque para assar costela no chão. Foi aprovada também parceria com empresa de certificação digital, em breve o serviço será disponibilizado todos os dias da semana em tempo integral na sede do Sicontiba.

Em votação foi indicado o nome de Luiz Carlos de Souza para concorrer ao prêmio de Contabilista do Ano. “O professor Souza tem feito um belíssimo trabalho no CFC”, disse Narciso. Para receber a premiação de Dirigente Sindical o Sicontiba indicará Gedião Tulio em reconhecimento a sua atuação. “Só de meu nome ter sido indicado é uma honra pra mim”, comentou Gedião. Na reunião da Fecopar dia 26 de outubro ocorre a eleição.

O presidente do Sicontiba comentou a vinda do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton a um evento contábil, ao 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade em Belém – PA, para ele é uma demonstração da valorização do profissional contábil.

Outro assunto debatido e uma das principais reivindicações do Sicontiba é a descentralização dos órgão públicos, por isso o sindicato quer trazer os serviços do Centro de Atendimento do Contribuinte – CAC da Receita Federal para o município de Pinhais. “Os contabilistas de Pinhais precisam percorrer uma longa distância até a agência da RFB no bairro Portão, em Curitiba, a proposta é disponibilizar e agilizar os atendimentos do CAC no próprio município”, segundo o presidente do Sicontiba, Narciso Doro. A idéia é estimular um convênio entre o município de Pinhais e a RFB, assim como foi feito recentemente em Colombo. No convênio em Colombo, o município cedeu o espaço e a Receita providenciou os servidores e infraestrutura. O secretário de governo de Pinhais Lukala Nóbrega comentou que a prefeitura tem unido esforços com o Sicontiba para trazer o CAC para Pinhais. Lukala afirmou que o município conta hoje com mais de 9.000 empresas e há demanda por serviços públicos da Receita Federal, entre outros, que trarão desenvolvimento.

O SubComandante do Corpo de Bombeiros, Gabriel Mocellin Junior, em seu pronunciamento falou como funciona o processo de vistorias da instituição assim como a construção de um Quartel em Pinhais, com apoio da prefeitura, que está previsto para ser inaugurado em janeiro de 2013. Atualmente os bombeiros mantém uma parceria com a prefeitura que disponibilizará a partir do dia 10 de setembro uma sala com infraestrutura em cima da Caixa Econômica Federal no centro de Pinhais para uso dos bombeiros. Processos de vistorias poderão ser protocolados nesta sala facilitando o trabalho da classe contábil até então era necessário se deslocar até o município de São José dos Pinhais.

A relatora da Junta Comercial, Ediane Wunderlich, falou como funciona o atendimento da regional da Junta no município de Pinhais. Uma parceria entre prefeitura, Junta e Associação Comercial, oficializada em janeiro deste ano (2012), disponibilizou os serviços da Junta dentro da Associação Comercial de Pinhais – Acipi. São duas servidoras cedidas pela prefeitura e capacitadas pela Junta que já deferiram 900 processos. Os processos protocolados nesta regional tem um custo adicional de R$ 6,90 em relação aos protocolados na sede da Junta em Curitiba. Este valor adicional é repassado a ACIPI que concedeu a sala, onde funciona a agência regional, situada na Rua Somália, 35 no centro de Pinhais. Em média os processos demoram de 4 a 5 dias para serem entregues disse Ediane.

No final da reunião o associado do Sicontiba, Rodrigo Mottin, recebeu Cartão de Descontos que concede descontos de até 50% em diversos estabelecimentos reconhecidos como na PUC, Colégio Dom Bosco, loja virtual (www.americanas.com.br), restaurantes, entre outros. Mais detalhes: http://www.sicontiba.com.br/convenios/

O delegado do Sicontiba em Pinhais, Bento Rosa Júnior, destacou o bom relacionamento do sindicato com a prefeitura que começou há anos com a criação da Sala do Contabilista dentro da prefeitura, uma reivindicação do Sicontiba atendida pelo prefeito Luizão Goulart. Bento comentou também sobre a conquista em protocolar processos dos Bombeiros em Pinhais, fruto da parceria Corpo de Bombeiros – Prefeitura.

Participaram da reunião o secretário de administração da prefeitura de Pinhais, José Martins dos Santos Silva; Secretário de Governo de Pinhais, Lukala Nóbrega; Diretor de Departamento de Rendas Mobiliárias- Prefeitura Municipal de Pinhais, Edilberto Mazon; SubComandante do Corpo de Bombeiros, Gabriel Mocellin Junior; presidente do Sicontiba, Narciso Doro; vice presidente do Sicontiba, Pedro Hugo Catossi; o delegado do Sicontiba em Pinhais, Bento Rosa Junior; Relatora da Junta Comercial de Pinhais, Ediane Wunderlich; diretor  da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (ACIPI), Rogério Martini. Participaram também diretores do Sicontiba, contabilistas do município de Pinhais além de diretores da Fecopar.

Redação e fotos: Hélicon Barros – Compartilha Notícias

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região