Solenidade de Homenagem ao ex-presidente do Sicontiba Hugo Catossi: CERIMONIAL

Fala de abertura do presidente do Sicontiba JUAREZ MORONA 

Boa noite Senhoras e Senhores!

Vejo aqui convidados ilustres presentes: presidentes de entidades, ex-presidentes, diretores, associados, delegados e autoridades. Sejam muito bem vindos! Hoje é um momento histórico e de felicidade ao Sicontiba, pois nesta oportunidade iremos colocar a foto de ex-presidente na galeria e também homenageá-lo pela construção deste edifício sede do Sicontiba. E ao final iremos nos reunir para um jantar em que todos estão convidados. Passo a palavra ao vice-presidente do Sicontiba, Dirceu Vaz, para dar sequência na solenidade de homenagem.

Discurso Cerimonial do vice-presidente do Sicontiba DIRCEU VAZ

Boa noite a todos!

A diretoria deste sindicato por unanimidade aprovou homenagear o ex-presidente Pedro Hugo Catossi, dando o seu nome a sede administrativa do Sicontiba. Nada mais justo, já que o mesmo, dando exemplo de uma administração participativa, competente e democrática, sendo marcas suas a atuação com transparência, honestidade, integridade e respeito, prestou excelentes serviços à entidade e à classe contábil na defesa e valorização dos profissionais da contabilidade.

Em sua gestão a frente do Sicontiba (de 2014 a 2019), Hugo realizou diversas ações, citamos algumas brevemente:

– Criou de forma pioneira o Portal da Transparência, sendo o primeiro sindicato do Brasil a disponibilizar o acesso público dos documentos, dados e demonstrações contábeis sem restrições.

– Criou o canal de Ouvidoria, levando assim aos órgãos públicos todas as reclamações e reivindicações da classe contábil, recebendo também sugestões, elogios e esclarecendo dúvidas.

– Buscou ampliar o auxílio aos associados na resolução de problemas junto aos órgãos públicos, prezando sempre por um atendimento ágil e eficaz.

– Abriu as portas do Sicontiba para que novos membros pudessem fazer parte da diretoria e do conselho fiscal, inclusive incentivando a maior participação de jovens e nomeando mais mulheres para o corpo diretivo.

– Nomeou diversos delegados sindicais para serem os representantes nos bairros de Curitiba e nas cidades da Região Metropolitana, escolhendo profissionais de destaque para serem o elo com o sindicato, aproximando assim ainda mais a entidade junto aos profissionais da contabilidade.

– Lutou com unhas e dentes para demonstrar a sociedade e aos órgãos públicos a importância da contabilidade e dos profissionais contábeis.

– Fez diversas campanhas de conscientização, inclusive contra a corrupção.

– Procedeu com uma reengenharia administrativa nos sistemas cadastrais e de controle sindical.

– Contratou uma assessoria jurídica em período integral no sindicato para atendimentos on-line e presenciais.

– Ampliou os convênios/parcerias.

– Aprimorou os cursos e treinamentos, prezando pela qualidade, assertividade nos temas e preços reduzidos de inscrição.

– Participou, negociou e firmou inúmeros acordos coletivos de trabalho visando à proteção dos direitos e avanços aos empregados profissionais da contabilidade, inclusive sendo muito bem quisto pelos contadores saneparianos e copelianos.

– Propôs a alteração do Estatuto da entidade, extinguindo a possibilidade de reeleição (passando a ser apenas um mandato único do presidente prestigiando a alternância no poder), vedando a possibilidade de pagamento de verba de representação, diárias, qualquer tipo de vantagem financeira ou coisa que o valha, ou seja, deixando claro que os membros da diretoria prestam serviços honoríficos. Nesse contexto, Hugo nunca viajou ou utilizou o dinheiro do sindicato para interesses próprios, mas o contrário, muitas vezes usou do próprio bolso sem exigir nada em troca.
– Mesmo parte da gestão sendo realizada no período em que foi extinta a obrigatoriedade do pagamento da contribuição sindical, quando houve uma queda de 95% nos recolhimentos, o Sicontiba reinventou-se para se manter forte e atuante. E para surpresa geral da esfera sindical num período turbulento houve em pouco tempo o crescimento de forma positiva e exponencial do caixa, ocorrendo assim uma estabilidade financeira, terminando Hugo o mandato deixando o caixa do Sicontiba com valores significativos para a sobrevivência do sindicato no período vindouro.

– Hugo sempre colocou todas as suas realizações e do sindicato no papel para quem quiser ver, tanto que há num formato de revista o relatório de toda a sua gestão, na forma de uma prestação de contas geral, além de todos os relatórios anuais de trabalho.

– Ainda lembramos que o mesmo, juntamente com a diretoria, num dia de comemoração ao dia do profissional da contabilidade, realizou uma importante homenagem ao saudoso ex-presidente Zanuzzo, concedendo ao nome da sede campestre em Colombo Irineu Zanuzzo, estando presentes os familiares na solenidade, sendo um dia de muita emoção.

E como a cereja do bolo de sua gestão, de forma ousada e criativa, após muito planejamento, economia de gastos e “mão na massa”, conseguiu construir a nova sede do Sicontiba, visando proporcionar aos associados, contabilistas, autoridades e visitantes um maior conforto e melhor atendimento, dando assim um upgrade e mais visibilidade para os profissionais contábeis, tendo no espaço salas na recepção para atendimento, sala do presidente para reuniões, auditório maior com sistema de som e imagem para eventos e cursos, além de um espaço para confraternização no ático, tudo isso em uma arquitetura moderna e funcional.

Olhando o terreno pequeno e a previsão de custos, a primeira vista parecia impossível fazer um prédio de 3 andares aqui. Como dizia o Hugo, não dava para ficar esperando o próximo trem passar, mas pelo contrário, era o caso de arregaçar as mangas. Houve muita contenção de gastos, angariação de novas fontes de receitas, engordando o caixa do Sicontiba e muito suor e trabalho árduo, tornando assim o sonho em realidade.

Além de ser o idealizador, em todos os centímetros da sede tem o toque especial do Hugo, desde o projeto arquitetônico, passando pelas diversas reuniões para análise de propostas de orçamentos apresentados pelas construtoras, até o jardim, plantas, móveis e painéis como esse ao lado da Missão do Sicontiba e no andar de cima que conta a história brilhante da entidade nas paredes.

E não foi fácil! Os desafios foram imensos! Para isso foi necessário muita economia, planejamento e coragem na tomada de decisões, inclusive durante a obra adequando e mantendo a todo vapor o funcionamento das atividades do sindicato em local diverso, conseguindo sem custo de aluguel.

O ex-presidente encampou a obra de um jeito que deu “orgulho” e “gosto” de ver.

Para se ter uma ideia, teve propostas recebidas com o dobro do valor quando comparado com o gasto efetivo ao final da obra na parte bruta. E assim também foi na parte dos acabamentos.

Não foi só escolher a construtora e “tocar o barco”. Ele analisou cada material de acabamento separadamente, também recebendo várias propostas e escolhendo as mais viáveis e adequadas. Isso sem contar tantos outros itens analisados minuciosamente “a dedo”. E frisamos, aqui também o próprio Hugo “bancou” do próprio bolso a aquisição de alguns materiais, despesas e deslocamentos.

Constituiu uma comissão da obra para auxílio nos trabalhos e fiscalização, sendo o acompanhamento diário in loco. Para se ter uma noção, foi elaborado um relatório cronológico escrito com 130 páginas, com anotações sobre tudo, desde reuniões, propostas, contratações, pagamentos, notas fiscais, ofícios, decisões, entre outros. Saliente-se que tudo passou previamente pela aprovação da diretoria e em assembleia com associados.

Houve um olhar clínico desde o início e em todas as etapas (ideia inicial do projeto, na fase de análise de orçamentos, escolha de arquiteto, escolha da construtora, fiscalização dos serviços, solução de questões documentais e burocráticas, até o habite-se, registro imobiliário e inauguração).

Houve algumas intercorrências comuns de toda obra, no entanto sempre foram prontamente solucionadas.

E pasmem Senhoras e Senhores, a nova sede foi construída em tempo recorde, em menos de 6 meses, com valor baixo, quitada à vista, totalmente regularizada, ainda sobrando bastante dinheiro em caixa. Isso só reforça o espírito inovador e empreendedor do Hugo.

E é curioso que teve até pessoas que passavam em frente a nova sede e que elogiando perguntavam: como o sindicato conseguiu levantar esse prédio bonito em tão pouco tempo? A sensação de todos é que valeu muito a pena!

Por tudo isso, diante dessa sede moderna, belíssima e funcional, a casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região Metropolitana, garantida por pelo menos 50 anos, dou conhecimento do teor da placa de homenagem ao mesmo concedendo o nome do prédio do Sicontiba – Hugo Catossi. Eis os dizeres:

“Em reconhecimento ao excelente trabalho, dedicação, empenho e idealização do ex-presidente Pedro Hugo Catossi na construção da nova sede do Sicontiba, que teve início em 17/01/2017 e término em 30/06/2017, obra administrada com mãos de ferro e realizada em tempo recorde, tornando assim o sonho em realidade, com toda nossa admiração e respeito prestamos homenagem de agradecimento a este visionário e entusiasta da classe contábil, concedendo o nome da sede administrativa Hugo Catossi.”

E tem uma frase final para reflexão que é a “cara do Hugo”:

“A gratidão é a virtude das almas nobres”.

Antes de ser descerrada a placa, chamo a frente a ex-primeira dama Cristina Medeiros, esposa do Hugo, para receber das mãos da associada do Sicontiba Dolores Locatelli um buquê de flores como lembrança desse dia tão especial.

Agora sim, convido o ex-presidente Hugo Catossi e o presidente Juarez Morona para descerrarem a placa.

Ato contínuo, também convido o ex-presidente para descerrar a foto de ex-presidente na galeria.

Antes de passarmos a palavra ao Hugo, pegando o gancho da frase final da placa que diz “A gratidão é a virtude das almas nobres”, além da concessão do nome da sede Sicontiba Hugo Catossi, para levar consigo e ter como uma grande lembrança desse dia especial, chamo a frente os diretores e agentes fiscalizadores da obra, José Carlos Lada e José Eurides, para entregarem em mãos uma placa de homenagem pela sua excelente gestão como presidente do Sicontiba por 6 anos. A placa diz:

“Um grande sindicato se faz de pessoas de fibra e coragem. E o Sindicatos dos Contabilistas de Curitiba quer agradecer a você HUGO CATOSSI em reconhecimento a sua dedicação, competência, participação e contribuição junto ao Sicontiba por vários anos, em especial como presidente nas gestões 2014-2016 e 2017-2019, período em que de forma brilhante realizou dezenas de projetos e excelentes trabalhos em prol do desenvolvimento e valorização dos profissionais da contabilidade, dentre os quais a construção da nova sede administrativa, ampla e moderna, dando exemplo de administração transparente, ética, inteligente e ousada, servindo a classe contábil sem nenhum interesse pessoal. Muito obrigado!”

Faço questão de dar um testemunho pessoal sobre o ser humano Hugo: Há um ditado no mundo que diz que o primeiro fiscal você nunca esquece e foi assim quando fui visitado em 1981 no início das minhas atividades no escritório, jovens na época eu e Hugo, ele iniciando suas atividades no CRCPR. Hugo exerceu com muita ética e responsabilidade suas atividades no CRCPR, encerrando seus serviços no auge da sua carreira, deixando uma marca forte de competência e ética. Quanto ao ser humano Hugo Catossi não há tempo para descrever tantas virtudes numa pessoa só, sendo um exemplo de pai, família, esposo e agora vovô, além se ser um amigo da classe contábil, a quem defendeu com muito amor no coração os profissionais da contabilidade. Agradecemos a você Hugo por tudo que fez pela classe. E ratifico, nunca pediu algo, nunca exigiu nada em troca, sempre atuando sem nenhum interesse pessoal. Desejo a você Hugo, em nome de todos os presentes, muita saúde e paz.”

Finalizando.

Lembramos que Hugo atuou por mais de 40 anos em prol da classe contábil.

Ressaltamos que o ex-presidente Hugo Catossi já foi também homenageado pelo Conselho Regional de Contabilidade na presidência de Edilton José da Rocha, recebendo um voto de louvor “pela incontestável dedicação, competência e empenho, mostrando-se um atento cumpridor de suas tarefas e, mesmo, em momentos oportunos, ressaltando a sua consciência de pacificador e irredutível homem de bem, como membro do corpo funcional do CRCPR, em todos os cargos que ocupou”.

E também pela Câmara Municipal de Curitiba recebendo o “Prêmio Servidor Público Padrão”.

Enfim Hugo. Sempre percebemos o seu agir com entusiasmo, muita força de vontade, dedicação, seriedade, respeito aos princípios éticos e sem nenhum interesse pessoal. Com certeza ficou um legado seu aqui, sendo notório que a sua forma de atuação gerou mais conquistas ao Sicontiba e à classe contábil.

Só temos a lhe agradecer.

E chegou o momento mais importante para nós, ouvi-lo. Então, a seguir, pedimos ao ex-presidente para fazer uso da palavra fazendo assim o seu discurso.

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região