Curso 06/Maio: ECD (Sped Contábil) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal) – Teórico e Prático – Vale 7 pontos EPC

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

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Curso credenciado no Programa de Educação Profissional Continuada (EPC): AUD (Auditores), PER (Peritos), PROGP (Profissionais de Empresas de Grande Porte) e PRORT (profissional responsável técnico).

Vale 7 pontos EPC

Código do Curso: PR-02224

Código Capacitador: PR-00089

Data: 06 de maio de 2019 (segunda-feira)
Horário: 08h45 às 17h, com intervalo para coffee break e almoço
Local: CRCPR
Rua XV de Novembro, 2987, Alto da Rua XV, em Curitiba

Objetivo
Demonstrar, de forma objetiva, os principais detalhes em relação aos SPED ECD e ECF, com maior ênfase às alterações introduzidas em relação ao leiaute anterior, alteração de plano de contas, retificação de erro de exercício anterior, detalhamento maior nos códigos de adições e exclusões do Lalur/Lacs e tipos de relacionamento fixados conforme Tabela Dinâmica do Manual de Orientação e Leiaute da ECF, Bloco K da ECD – Conglomerados Econômicos, demonstrações contábeis anexadas (registro J800 da ECD), detalhes quanto à recuperação de dados da ECD e da ECF anterior e informação de saldo negativo.

** CURSO DESENVOLVIDO EM PARTE NO CAMPO PRÁTICO. O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER SEU NOTEBOOK PARA TRABALHAR NA PRÁTICA OS PROCESSOS DE IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO TEXTO E EDIÇÃO DE INFORMAÇÕES NO PGE DA ECD E NO PVA DA ECF **

Nível: Intermediário. Pré-requisito: conhecimentos sobre escrituração contábil, plano de contas, estrutura das demonstrações contábeis anexadas ao Livro Diário (ECD) e conhecimentos sobre apuração do IRPJ e CSLL (ECF).

Metodologia: (i) parte expositiva, com apresentação de situações usuais e mediante interação do participante através da importação de arquivo da ECD e visualização de relatórios e (ii) desenvolvimento de exemplos práticos pelos participantes no PVA da ECF, enfoque nas inovações ou alterações recentes e no Lalur – Livro de Apuração do Lucro Real.

Trazer notebook com o PGE ECD e o PVA ECF instalados

Instrutor
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCON/RS, SESCAP Londrina (LDR), CRCPR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de cursos gravados para o CRCPR em 2017 e para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).

Investimento com inscrição e pagamento até 03/05/2019: via depósito ou transferência

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 100,00 ao Estudante
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade ativo e regular no CRCPR
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais

Conteúdo

1 – ECD – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL DIGITAL

1.1 – Obrigatoriedade de entrega

1.2 – Adequações do plano contábil para relacionamento ao plano referencial da RFB

1.3 – Segregação de arquivos para transmissão relativos ao mesmo ano

1.3.1 – Registro I157 – Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior

1.4 – Demais partes integrantes das demonstrações contábeis – registro J800

1.4.1 – DFC – Demonstração dos Fluxos de Caixa

1.4.2 – Notas Explicativas 

1.5 – Bloco K – Conglomerados Econômicos 

1.6 – Retificação de erro de exercícios anteriores

1.6.1 – Forma de apresentação das demonstrações contábeis na ECD

1.6.2 – Anulação do efeito na DMPL

1.6.3 – Efeito no IRPJ/CSLL lucro real a partir da alteração na IN RFB 1.422/2013

1.7 – Mudanças em relação à versão do ano-calendário anterior

1.8 – Análise das advertências mais usuais

2 – ECF – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL

2.1 – Obrigatoriedade de entrega

2.2 – Imune/isenta de IRPJ

2.2.1 – Informações requeridas

2.3 – Lucro presumido

2.3.1 – Bloco Q – Livro Caixa

2.3.1.1 – Modelo do arquivo texto a ser importado com auxílio de planilha eletrônica

2.3.2 – Conciliação da receita bruta – registros P200 x P150 x Y540

2.3.3 – Informações de sócios e rendimentos de dirigentes – registro Y600

2.4 – Lucro real

2.4.1 – Tipos de relacionamento do Lalur (registro M300) e do Lacs (registro M350) – de acordo com Tabela Dinâmica vigente da RFB

2.4.2 – Ajustes temporários – controlados na Parte B e/ou em subconta

2.4.3 – Ajustes permanentes – apenas na Parte A

2.4.4 – Recuperação de saldos da ECF anterior

2.4.5 – Importação de arquivo texto e criação no PVA

2.4.6 – Apresentação prática de preenchimento dos registros de apuração do IRPJ e da CSLL

2.4.7 – Informação de saldo negativo de IRPJ (registro N630)

2.4.7.1 – Regras para compensação vigentes desde 2018

2.5 – Mudanças em relação à versão do ano-calendário anterior

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor pelo Sicontiba. O curso poderá ser cancelado pelo Sicontiba a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Certificado
O certificado estará disponível no www.sicontiba.com.br/inscricoes até três dias úteis após a realização do curso, clicando em meus cursos – imprimir certificado. Ou solicitando no e-mail sicontiba@sicontiba.com.br.

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até dois dias antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail sicontiba@sicontiba.com.br até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento. A inscrição é pessoal e intransferível.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de PF apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via boleto bancário (se possível) ou via depósito/transferência na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para sicontiba@sicontiba.com.br

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado mas regular e ativo no CRC ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

DADOS BANCÁRIOS:

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2.

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligar para (41) 3077-3553.

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