Noite de Homenagem no Sicontiba a Vergilio Concetta
No dia 08 de julho, após a reunião ordinária da diretoria executiva do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região da Gestão 2024/2027, em uma noite memorável na história do sindicato, contando com a presença de diretores, delegados, associados, autoridades e convidados especiais, foi realizada uma homenagem especial e merecida para Vergilio Concetta, recém aposentado e ex-delegado da Receita Federal.
SOLENIDADE DE HOMENAGEM
VERGILIO CONCETTA
Acima, abrindo as falas da solenidade, Narciso Doro (eterno ex-presidente do Sicontiba e atual Administrador Regional do Cajuru em Curitiba – Sub Prefeitura) demonstrou a satisfação em estar no Sicontiba, que é sua casa, lembrando da celebração do centenário recente do sindicato, sendo uma entidade histórica e que ajudou na criação de tantas outras entidades, trazendo várias conquistas para a classe contábil.
Comentou sobre a conquista em ter um contador como presidente da Junta Comercial do Paraná, no caso Marcos Rigoni, que sempre foi associado do Sicontiba até chegar à presidência do CRCPR e posterior mandato na Junta, alcançando excelentes resultados, sendo a conquista mais recente a inauguração da nova sede moderna da JUCEPAR em 02/07/2024, que era um sonho antigo dos profissionais da contabilidade.
E disse sobre a homenagem da noite: “não só entidades, mas há pessoas que contribuem significativamente com a classe contábil, citando o Dr. Vergilio Concetta como um exemplo de cidadão e trabalhador que fez a diferença no seu trabalho junto à Receita Federal do Brasil e perante à sociedade com muita ética e competência“.
Com a palavra, Dirceu Vaz (presidente do Sicontiba) fez constar todo seu respeito pelo Sr. Vergilio e que o mesmo faz parte da história do Estado do Paraná. Lembrou das vezes que em época de Declaração de Imposto de Renda muitos aguardavam ele falar na TV com seus esclarecimentos à população.
Acima, recebendo parabéns pelo recente prêmio conquistado como um dos melhores conselhos regionais de contabilidade do Brasil (quatro estrelas em Prêmio de Excelência em Gestão), a autoridade máxima em contabilidade no Paraná, o presidente do CRCPR, Everson Carlin, falando em reconhecimento, parabenizou a iniciativa em homenagear alguém especial que atua em outra atividade profissional, que se interliga com as atividades dos profissionais da contabilidade. Falou que o CRC está de portas abertas e que tem visto cada vez mais a união das entidades contábeis e também com as demais entidades de outras áreas de atuação.
Com a palavra, representando todos os sindicatos de contabilistas no Paraná, o presidente da FECOPAR, Paulino José de Oliveira, lembrando inicialmente do forte trabalho de aproximação realizado por Juarez Morona, falou que com a filiação de todos os sindicatos no Paraná, inclusive do Sicontiba, todos só tem a ganhar, agregando e valorizando os profissionais da contabilidade, ficando à disposição e parabenizando o homenageado da noite.
Acima, a presidente do IPMCONT, Ana Kruger, no contexto de acolhimento, disse que, apesar do Instituto da Mulher Contabilista ainda não possuir sede física, todas as vezes que precisou de ajuda com um espaço foi atendida, inclusive no Sicontiba. Disse ser um orgulho para a classe a premiação recente do CRCPR. Ressaltou o trabalho da FECOPAR na integração dos contadores e sindicatos. Lembrou que o IPMCONT é o primeiro Instituto da Mulher Contabilista no país, inspirando a criação de outros. Disse que a homenagem a ser entregue é muito merecida.
Acima, com a palavra, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Sr. Marcelo Fachinello, agradecendo o convite, cumprimentou o Sr. Vergilio, lembrando que quando trabalhou na CBN e na Rádio e Tv Educativa, fez entrevistas com o mesmo sobre a importância da entrega da declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, passando recados importantes, fazendo alertas, sugerindo sempre fazer a entrega com um profissional da contabilidade.
Ressaltou os 39 anos de trabalho do homenageado, sendo que o mesmo poderia ter se aposentado há muito tempo, todavia parando somente agora com muita saúde e tranquilidade, sendo justa e digna a homenagem pela história construída.
Acima, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Sr. Marcos Rinaldi, disse que a classe contábil é especial, faz diferença na sociedade, nas empresas, sendo a mola propulsora no ambiente de negócios do país, parabenizando o CRCPR pelo recente prêmio recebido.
Lembrou que o Sr. Vergilio foi o seu primeiro delegado na RFB em Curitiba, destacando como sua marca a serenidade, sendo justa a homenagem, até porque foi um dos principais delegados, junto com o Dr. Francisco Horst, na questão de uma maior proximidade dos contabilistas com a Receita Federal, situação essa que não tem mais volta. Parabenizou o homenageado pela sua trajetória de sucesso.
Dirceu Vaz, presidente do Sicontiba, chamando os demais presidentes das entidades contábeis parceiras (CRCPR – FECOPAR – IPMCONT – e ex-presidente do Sicontiba NARCISO DORO), disse que a placa a ser entregue em mãos representa o coração dos contabilistas do Paraná com gratidão por tudo que o Sr. Vergilio Concetta fez na Receita Federal ao longo de tantos anos de atividade, refletindo de forma muito positiva aos contadores e à sociedade.
Pela Receita Federal, também estiveram presentes Antônio Jordão da Silva Júnior (Receita Federal); Francisco Horst Bignardi Reinhardt (Receita Federal); Margarete Neves Dombrovski (Receita Federal), prestigiando o homenageado.
Com a palavra, o homenageado recém aposentado e ex-delegado da Receita Federal, Sr. Vergilio Concetta, agradecendo a presença de todos e a homenagem recebida, em nome do Narciso Doro cumprimentando todos os contabilistas, lembrando dos colegas na Receita Federal (os presentes e os que não puderam participar), mencionando que por conta própria não faria nada, ressaltando a equipe com quem trabalhou por muitos anos, já que sem eles não teria alcançado êxito e reconhecimento.
Sobre o vínculo com os contabilistas, falou que tem formação de bacharel em Ciências Contábeis e de técnico em contabilidade e que sempre ressaltou essa condição em suas apresentações, destacando ser uma ótima profissão. Sobre transparência, disse que passa pela mão dos contadores, privados e públicos, sendo de alta relevância essa nobre profissão.
Finalizou dizendo: “As coisas são boas quando não se espera e chegam. Estou extremamente agradecido pela homenagem.”
Valorizando o Passado – Inovando no Presente – Fortalecendo o Futuro