Voz do Contabilista: A sede do Sicontiba está de cara nova

hugo-voz-3

A sede do Sicontiba está de cara nova

Hugo Catossi
Presidente do Sicontiba

Quem passa pelo número 381 da avenida Souza Naves, em Curitiba, já percebe que a sede administrativa do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba está de cara nova. A mudança mais evidente é na fachada do prédio, onde agora podem ser vistos um jardim, um muro de vidro e câmeras de segurança. O telhado também foi trocado para dar fim às infiltrações. Dentro da sede houve mais melhorias. O piso de taco foi lixado. As paredes foram pintadas. E muitos ambientes foram remodelados, como o hall de entrada, onde foi instalada a prateleira de troféus do Sicontiba em homenagem a todos os atletas que um dia já participaram dos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar) e dos Jogos dos Contabilistas Brasileiros (Jocobras).
O ponto forte da revitalização, entretanto, foi a criação de uma sala para o uso dos contabilistas. A sala está disponível para os profissionais da contabilidade de Curitiba e região resolver questões de emergência. O Sicontiba tem uma ótima localização próxima ao centro e a vários órgãos públicos. Isto facilita e muito a vida do contabilista, principalmente, para quem é da região metropolitana. O presidente não tem sala no sindicato, mas o mais importante é que o contabilista tenha.
A revitalização da sede faz parte do nosso plano de gestão 2014/2016. Entre outros feitos nós melhoramos os serviços de atendimento e telefonia do Sicontiba; ampliamos os serviços odontológicos, com os dentistas Cristiano Ramos e Simone Yamada; remodelamos o departamento jurídico, com a contratação do escritório Machado & Seixas Pinto Advogados Associados, tendo à frente os advogados Carlos Henrique Machado e Valéria Aparecida Ferreira dos Santos; criamos um banco de empregos e estágios no site do sindicato para facilitar o posicionamento dos profissionais no mercado de trabalho; e contratamos uma assessoria de imprensa para melhorar a comunicação com os contabilistas e a sociedade.
Outra realização importante da atual gestão foi a criação da Ouvidoria do Sicontiba, que tem como objetivo levar ao conhecimento dos órgãos públicos as reivindicações da classe contábil, além de tirar dúvidas e receber sugestões dos contabilistas. O responsável por esse novo canal de comunicação é Juarez Morona, vice-presidente do Sicontiba. Para ter acesso à Ouvidoria, basta acessar o site do sindicato.
Paralelamente, criamos as funções de delegados regionais. 11 pessoas foram escolhidas com a intenção de ouvir reivindicações e sugestões dos contabilistas de modo que as questões cheguem aos ouvidos dos dirigentes do Sicontiba e medidas sejam tomadas.
Foram nomeados como delegados: Adriano Salgado Migliozi, no Água Verde; Bruno Mezaroba Vosgerau, em São José dos Pinhais; Fábio Ricardo Siqueira, no Boqueirão; Gilberto Juhasz, no Seminário; Hélio Maia da Silva, na Vila Hauer; José Carlos Lada, na Barreirinha; Valdecyr Borges, em Colombo; Valmir Lunardon, em Campo Largo; Sérgio Domingues da Silva, no Sítio Cercado; Heriton Carlos Cardoso, em Rio Branco do Sul; Adir Gnoatto e Michael Luiz de Souza, na Copel; e Luis Fernando Martins Alves como coordenador de delegados.
Outros dois grupos de trabalho do sindicato também merecem destaque. O primeiro é a Comissão da Mulher Contabilista do Sicontiba, que tem o dever de defender o direito das mulheres e incentivar que elas participem mais da política. Fazem parte desta comissão a coordenadora Janette Herdina Comitti e os membros Ivone Teresa Hartmann e Luciane Maria Gonçalves Franco.
O segundo grupo de trabalho que merece atenção é a Comissão de Esportes do Sicontiba, já que a gestão do sindicato enxerga o esporte como uma importante ferramenta de integração da classe. Hoje integram esta comissão os coordenadores Vilson Oliveira de Souza, Rodrigo Motim e Bento Rosa Junior, e os membros Anderson da Silva Teixeira, Herlon Watanabe, Juarez Dallagrana de Oliveira.
Outro importante feito nosso foi o I Encontro com os Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis, realizado na sede do Sicontiba. O objetivo do evento, que deve ter outras edições ainda este ano, é aproximar o sindicato das instituições de ensino e dos estudantes, para que eles lutem ao lado do sindicato por melhores remunerações e mais valorização por parte dos empresários e dos governantes.
Infelizmente, a classe contábil não é tão unida. Os profissionais não têm o costume de participar das entidades sindicais. Mas a burocracia está em todo o canto, emperrando e dificultando o exercício da profissão contábil. Por isso, precisamos lutar por mais valorização profissional. Por isso, precisamos de mais pessoas participando do Sicontiba. Uma boa notícia é que reduzimos o valor da associativa, justamente para angariarmos mais associados. Lembrando ainda que o Sicontiba não cobra contribuição confederativa e que o caixa do sindicato está equilibrado devido ao aumento do número de associados e redução de custos, como viagens de representação. Sem falar que hoje o sindicato oferece um verdadeiro clube de vantagens para os associados, com inúmeros descontos. Vale destacar ainda a nossa sede campestre que está a cada dia mais linda e sempre à disposição dos nossos associados que têm interesse nas churrasqueiras, nos salões de festas, nos campos de futebol e nas canchas de vôlei e futsal.
Lutamos sempre pela valorização do contabilista, seja na hora de firmar um acordo coletivo de trabalho ou em uma reunião em um órgão público. Aliás, constantemente trabalhamos para mostrar aos governantes e empresários que o contabilista é sim fundamental para o desenvolvimento do país.
Na Sanepar, há 7 mil funcionários e 22 sindicatos representando diversas categorias. Participamos todos os anos da negociação coletiva de trabalho e da distribuição de lucros. Visando valorizar e ter mais representatividade junto ao Sicontiba, temos seis funcionários da Sanepar na nossa diretoria e graças ao nosso representante dentro da empresa, o diretor Luciano Ramos Barboza, temos tido muito êxito nas negociações. Gostaria de parabenizar também os nossos representantes delegados na Copel, Adir Gnoatto e Michael Luiz de Souza, que têm defendido os interesses da classe contábil com unhas e dentes.
Venha você também fazer parte do sindicato.
O Sicontiba é a nossa casa!Veja abaixo a nossa equipe que está à sua disposição.
Ellen Suzan Cordeiro, recepção e eventos
Kelly Karine Araujo Figueira, atendimento e financeiro
Nilvia Alves, secretária
Carlos Machado e Valéria Santos, departamento jurídico
Cristiano Ramos e Simone Yamada, departamento odontológico
Josiane Fátima Brito, recepção e cafezinho
Alex Mueller, atendimento na sede campestre
Fabiola Dias, atendimento na sede campestre

 

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região