Solenidade de inauguração da nova sede administrativa do Sicontiba: cerimonial

Boa noite a todos!

Inicialmente, registramos a presença nesta solenidade das autoridades.

O SICONTIBA tem a missão principal de defender os interesses dos profissionais da contabilidade na qualidade de profissionais liberais e empregados em escritórios de contabilidade, auditoria, perícia e demais empresas em geral.

Com quase 94 anos de existência, tem uma linda história de conquistas, parcerias com entidades e diversas lutas por mais valorização e defesa dos interesses dos profissionais da contabilidade, que atualmente sob sua representação abrange aproximadamente 14.000 profissionais, distribuídos em 29 cidades (Curitiba e Região).

O Sindicato dos Contabilistas no Estado do Paraná, que passou a se chamar Sindicato dos Contabilistas de Curitiba no ano de 1986, em um ato nobre, abrindo mão de parte da sua base territorial na década de 80, ajudou a criar os Sindicatos de Maringá, Paranavaí e Cascavel, o que gerou a soma de pelo menos 5 sindicatos no Estado, conforme prevê a legislação, já que previamente existentes na época os Sindicatos de Ponta Grossa e Londrina, possibilitando assim a criação da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná no ano de 1.980, desde então contribuindo diretamente com o desenvolvimento e o crescimento da mesma, sendo leal e parceiro, filiando-se e indicando alguns membros para o corpo diretivo.

O SICONTIBA ajudou a criar a Academia de Ciências Contábeis do Paraná, participando da sua fundação em 29 de julho de 1.977, entidade esta que, dentre outras funções, colabora com o desenvolvimento da ciência contábil. Contribuiu também com a criação do SESCAP-PR, entidade esta patronal e da categoria econômica de primeiro grau representante das empresas de serviços contábeis e empresas de assessoramento, perícias, informações e pesquisas, além de contemplar outras atividades empresariais incorporadas.

O SICONTIBA foi uma das entidades que expressamente reivindicou a regulamentação da profissão dos profissionais da contabilidade, sendo que em 27 de maio de 1.946 a profissão foi enfim regulamentada via Decreto-Lei de nº. 9.295, criando-se o Conselho Federal de Contabilidade juntamente com os Conselhos Regionais, que tem a finalidade de registro e fiscalização do exercício profissional, além de promover educação profissional continuada.

É fato histórico que o SICONTIBA coordenou a instalação e contribuiu diretamente para a constituição do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, auxiliando na eleição do primeiro presidente, sendo no total 9 membros, dos quais 6 contadores e 3 guarda-livros, inclusive na época tendo cedido espaço provisório para o funcionamento do CRCPR.

O SICONTIBA, em tempo passado, adquiriu um terreno na Rua Lourenço Pinto nº. 196, nesta capital, juntamente com o CRCPR, tendo 2/9 de propriedade na época, sendo que vendeu sua parte ao CRCPR visando colaborar com esse para a construção do Edifício do Contabilista.

Nesses 94 anos de existência, o SICONTIBA colaborou com o desenvolvimento da contabilidade e com a classe dos profissionais da contabilidade, levantando várias bandeiras em defesa e valorização dos mesmos. Citamos alguns exemplos de fatos históricos que constam nos anais da entidade, vale a pena, dentre tantos outros, relembrar de alguns:

  • Desde o ano de 1.983 tem indicado profissionais da contabilidade para atuação e representação no Conselho Municipal de Contribuintes de Curitiba, participando dos julgamentos deste órgão administrativo fiscal.
  • No dia 23 de agosto do corrente ano estará completando 94 anos de existência, ao qual pedimos uma salva de palmas.
  • Em 01º de março de 1.989, o saudoso ex-presidente do Sicontiba, Gilberto Nassif, adquiriu a sede social própria aqui na Avenida Senador Souza Naves nº. 381, inaugurando  em 22 de abril de 1.989, a qual contribuiu em muito para o exercício das atividades e o atendimento da categoria.
  • Em junho de 1.995, o saudoso ex-presidente do Sicontiba, Sr. Irineu Zanuzzo, cumprindo com a sua promessa de gestão, adquiriu a Sede Campestre em Colombo.

Percebe-se que ao longo de mais de 9 décadas de história a entidade superou dificuldades e se reinventou várias vezes para poder prosseguir sua caminhada.

Retomando-se aos tempos hodiernos, o atual presidente do SICONTIBA, Pedro Hugo Catossi, assumiu o posto máximo da entidade em 01º de janeiro de 2.014, sendo que tem um histórico de longa data no corpo diretivo da entidade, pois faz parte da diretoria há mais de 20 anos, exercendo anteriormente os cargos de diretor de relações públicas, diretor cultural, secretário geral e vice-presidente. É servidor autárquico federal, trabalhando no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná há mais de 41 anos. No referido órgão de registro e fiscalização profissional exerceu diversos cargos, inclusive tendo sido fiscal, atualmente executando a função de Diretor Operacional. Sempre atuou sob a premissa de valores éticos e transparentes, sendo um visionário. Recebeu algumas homenagens, vejamos: pelo CRCPR em 08 de dezembro de 1.997, conforme portaria nº. 24, recebendo um voto de louvor, ante a forma de atuação na gestão 1994/1997 do órgão, mostrando-se um atento cumpridor de tarefas, tendo uma consciência de pacificador e sendo um irredutível homem de bem; e também em 08 de dezembro de 2.016, pela Câmara Municipal de Curitiba, recebendo o prêmio de servidor público padrão, título este criado pela Lei 10.680/2003, que visa destacar servidores que são exemplos a serem seguidos no âmbito do funcionalismo público.

Mesmo vivendo em uma sociedade individualista em que não há efetiva comunhão entre as pessoas, pois se nota, salvo algumas exceções, que cada um pensa somente em seus interesses pessoais, deixando de lado o bem comum. E mesmo sendo notório que o país está conturbado, vivendo uma grave crise ética, constatando-se que a retidão está deixando de ser um bem comum entre todos os níveis, Pedro Hugo Catossi não se deixou contaminar com as pessoas sem nenhuma ética e que visam apenas interesses pessoais acima de tudo. Pelo contrário, foi buscar mais motivação ainda, sempre prezando pela fraternidade e buscando passo a passo a conquista de “dias melhores”.

As inovações sempre geram polêmicas e desafios, mas há momentos em que é preciso surgir um novo pensamento, em certo ponto ousado, para quebrar velhos hábitos e romper os paradigmas. As entidades estão acima de qualquer vaidade do ser humano e de qualquer interesse pessoal, devendo-se sempre ser exaltada a finalidade comum e a impessoalidade que se espera.

Quando assumiu a presidência do SICONTIBA em 2.014, juntamente com os 33 diretores da gestão 2014/2016, o objetivo sempre foi claro: transformar o Sicontiba para melhor, aproveitando as experiências de sucesso e buscando inovar em diversas frentes estratégicas.

Logo de início foi obrigado a tomar decisões e posições que não agradaram algumas pessoas. Não obstante, com sabedoria focou no objetivo maior que era e é defender e valorizar os profissionais da contabilidade, visto que estes sim, mais do que ninguém sofrem para exercer a profissão de forma digna, pois caminham lado a lado com a concorrência desleal agressiva, a autodesvalorização profissional, a excessiva burocracia, as milhões de normas e obrigações acessórias complexas e que mudam a todo instante, além de conviver com o atendimento de alguns órgãos públicos que não prestam serviços com qualidade e eficiência.

Juntamente com seus 33 diretores, mantendo-se as conquistas anteriores, o Sicontiba foi transformado para melhor no primeiro mandato 2014/2016, procedendo com inúmeras melhorias, ampliações e mudanças para o crescimento da entidade, em especial fazendo uma reengenharia administrativa e uma gestão de redução árdua das despesas em diversas frentes.

Dezenas de projetos foram criados em curto lapso temporal, os quais transformaram o SICONTIBA. Não vamos mencioná-los um a um para não alongar ainda mais a presente solenidade. Aliás, todos eles podem ser visualizados no portal da transparência, página virtual online esta que se trata de uma inovação no âmbito sindical, a qual traz diversas informações importantes sobre o Sindicato, a exemplo das atividades desenvolvidas, demonstrações contábeis e outros dados e fatos. Valorizando a nobre atividade de participação em entidades sem remuneração e com amor à causa sindical, Pedro Hugo Catossi sempre teve em suas premissas o espírito de colaboração, tendo o intuito de fazer algo positivo a uma entidade e a uma classe, afinal de contas ninguém é obrigado a ser presidente de uma entidade sem fins lucrativos. Estando no cargo de presidente e assumindo esta responsabilidade, em respeito ao juramento feito na posse e as obrigações estatutárias e legais, nada mais justo do que simplesmente atuar estritamente sob as regras morais e normativas para as quais o SICONTIBA foi criado. Sob este contexto de uma soma de inúmeras frentes de trabalho, também de forma pioneira foi extinta a verba de representação do presidente.

Como resultado de um trabalho árduo de contenção de gastos, o caixa do SICONTIBA em pouco tempo cresceu de forma positiva e exponencial, tendo estabilidade de disponibilidade financeira positiva, gerando um sentimento ao Presidente Hugo de que poderia utilizar parte do valor para fazer um “algo a mais” para a nobre classe contábil, bem como de que poderia contribuir ainda mais um pouco com a sua permanência no cargo de presidente, trazendo novos projetos e ideias. Optou então por se candidatar para o cargo de presidente na gestão 2017/2019, tendo como meta construir a nova sede administrativa do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região, pois a existente foi construída em 1.957 e estava com sérios problemas estruturais, sendo que o espaço, muito útil até então, não tinha mais condições de atender a contento os contabilistas, associados e visitantes.

Assim surgiu e passou a ser viável o projeto da construção da nova casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região. Com este projeto inovador, somado aos demais projetos do plano de gestão apresentado, foi reeleito em 01º de novembro de 2.016, em conjunto com a diretoria, para o mandato na gestão “fazendo a diferença” 2017/2019, sendo a aprovação expressiva pelos associados, no percentual de 94,74% dos votos válidos.

Após muito trabalho e esforço para tornar o sonho em realidade, no dia 17 de janeiro de 2.017 iniciou-se a construção da nova casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região, tendo a sua conclusão em 30/06/2017.

SENHORAS e SENHORES!

Hoje é um dia de festa e também de agradecimento a pessoas especiais que contribuíram significativamente para tornar exitoso mais esse sonho em realidade.

Fica registrado um agradecimento a toda a diretoria do SICONTIBA e a todos os associados, pois sem vocês a entidade não evolui.

Faz-se também uma menção especial de lembrança e agradecimento a todos os presentes e a tantos outros que fizeram parte da história deste Sindicato, o NOSSO SICONTIBA!

Passamos a palavra ao Presidente do SICONTIBA, Sr. Pedro Hugo Catossi, o qual, merecidamente, terá a honra de descerrar a placa de inauguração da NOVA CASA DOS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE de Curitiba e Região Metropolitana. Todavia, em momento anterior, fará uma homenagem a algumas pessoas especiais, entregando uma placa com os seguintes dizeres:

Uma homenagem especial àqueles que colaboraram efetivamente e doaram muito de si para a concretização da meta e do sonho da construção da nova casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região. Muito obrigado!”

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Andrade)

Obrigado pela presença de todos e uma ótima noite!!!

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região