Sicontiba divulga Nota de Repúdio contra a Sanepar e o Governo do Paraná

nota-repudio-sanepar-13-05-2015
O Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), fundado em 1923, se manifesta radicalmente contra o descaso da Sanepar com os contabilistas e vários outras categorias profissionais que trabalham na empresa. A Sanepar se nega a formalizar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os anos de 2015 e 2016 que partiu da própria Estatal e foi aprovada por várias categorias profissionais. Muitas delas já falam que podem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 18.

No caso dos contabilistas, a proposta da Estatal foi aprovada em assembleia no dia 2 de abril. A assinatura do ACT entre o Sicontiba e a Sanepar deveria ter sido realizada poucos dias depois da assembleia, mas vem se enrolando até os dias de hoje, o que resultou em duas folhas de pagamento salarial sem reajuste por puro descaso do Governo Estadual do Paraná. O ACT tem como base o mês de março.

Diante da inércia da Estatal, o Sicontiba enviou um ofício, no dia 28 de abril, para a presidência da Sanepar cobrando uma atitude. Como a empresa não respondeu ao ofício, o Sicontiba cobrou uma reunião, que ocorreu no dia 30 de abril, entre representantes do sindicato e o diretor administrativo da Sanepar, Francisco Cesar Farah.

A Sanepar tentou explicar que está impedida de formalizar o ACT porque precisa de uma aprovação do CCEE (Conselho de Controle das Empresas Estatais). Mas o Sicontiba entende que tal aprovação não é necessária, visto que a proposta partiu da própria Sanepar e ainda fere a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Historicamente, os contabilistas têm uma ótima relação com a Sanepar. Mas, pela primeira vez na história, a Estatal tem se mostrado desrespeitosa e sem bom senso. O Sicontiba entende que a falta de compromisso e responsabilidade do Governo Estadual do Paraná com tantos profissionais é devido à resolução de problemas de gestão e de caixa criados pelo próprio governo.

O Sicontiba protocolou um documento no Ministério Público do Trabalho e aguarda a notificação do procurador à Sanepar. Também foram enviadas notas à imprensa falando do problema.

Att, Hugo Catossi
Presidente do Sicontiba – Sindicato dos Contabilistas de Curitiba

Clique no ícone para baixar o documento que foi enviado ao MPT:

icone_pdf

Facebook Twitter More... Compartilhe: