Sicontiba visita o 7º Grupamento de Bombeiros para tratar de diversos assuntos de interesse da classe contábil

Da esquerda para à direita, Capitão Muller (7º Grupamento de Bombeiros de Curitiba), Major Schreiber (Comandante do 7º Grupamento), Hugo Catossi (presidente do Sicontiba) e Capitão Nascimento (7º Grupamento).

No dia 29 de Janeiro, o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, visitou o novo Comandante do 7º Grupamento de Bombeiros – Curitiba Norte, Major Rogério C. Schreiber,  acompanhado dos Capitães Muller e Nascimento, tendo uma ótima receptividade para tratar de diversos assuntos de interesse da classe contábil.

Na ocasião, Hugo deu ênfase a importância do trabalho do técnico em contabilidade, do contador e da contabilidade, ressaltando também o trabalho do Sicontiba em defesa e valorização dos mesmos, além de contribuir com a desburocratização, visando a rapidez e eficiência na prestação de serviços públicos, objetivando também o incentivo a abertura de empresas no Paraná, fomentando assim a economia, o progresso e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Os profissionais da contabilidade utilizam cotidianamente os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros (a exemplo do Prevfogo), principalmente em prol dos respectivos clientes empresários no momento das solicitações de vistorias (Abertura e Renovações), visando a emissão do Certificado de Vistoria e Certificado de Licenciamento, entre outros serviços.

O Major Schreiber esclareceu algumas situações sobre as recentes mudanças legislativas e sobre normas de procedimentos, as quais estão em fase de adaptação para o cumprimento das mesmas. Informou que o objetivo é atender cada vez mais com eficiência, rapidez e segurança, o que vai resultar em benefícios a sociedade como um todo (empresários, profissionais da contabilidade, entre outros). Mencionou que estará divulgando um compilado das regras que tiveram alterações para o conhecimento do público geral. Expôs que, em que pese a lei estipular o praxo máximo de 30 dias para as liberações, o Corpo de Bombeiros vem trabalhando incessantemente para que os prazos de entrega do serviço sejam reduzidos e também para que cada vez mais os sistemas disponibilizados sejam mais fáceis, práticos no manuseio e desburocratizados. Lembrou que apesar do sistema ser automatizado, eventualmente podem existir falhas, postergando a finalização do serviço em raras exceções. Ressaltou também que estão sempre à disposição para atender e esclarecer as dúvidas, inclusive que mantém uma equipe técnica para atender 2 (duas) vezes por semana para sanar as dúvidas, sem precisar de agendamento prévio.

Por sua vez, o Capitão Nascimento ressaltou mudanças significativas na forma das renovações, que passaram a ser automáticas, de forma online, exigindo-se que o usuário declare que mantém as corretas medidas de segurança e que estão em conformidade com as normas, todavia sem prejuízo de fiscalização constante (método de panoptismo e ex ofício) e a qualquer momento para a conferência da exatidão do cumprimento das regras, sob pena de infrações constatadas.

O Capitão Muller lembrou das mudanças também nos valores das taxas, as quais em determinados casos sofreram significativa redução. Disse que a relação bombeiros e população é uma via de mão dupla, salientando a importância em receber feedback dos usuários com propostas e sugestões de melhorias do sistema e atendimento do órgão.

O encontro foi muito produtivo, sendo que ficou acertado que o Corpo de Bombeiros fará palestras aos profissionais da contabilidade, bem como enviará  material com resumo das mudanças legislativas e orientações, facilitando assim cada vez mais a execução do trabalho pelos profissionais.

Por fim, Hugo ressaltou a importância e o trabalho brilhante que o Corpo de Bombeiros executa à sociedade, sendo uma das profissões mais admiradas e respeitadas no país.

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região