Prazo da DIRPF prorrogado – Uma conquista da classe contábil e do contribuinte

Como resultado do empenho das entidades contábeis unidas, após muita insistência, o Governo Federal decidiu por prorrogar o prazo de entrega da DIRPF 2020.

A nova data limite é dia 30 de junho. 

Sobre os lotes de restituição, ainda serão trazidas maiores informações.

Disse o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, em anúncio no Palácio do Planalto:Decidimos pela prorrogação considerando demandas e relatos de contribuintes que estão confinados em casa, porém os documentos necessários para preenchimento das declarações ou está no escritório, ou está nas empresas. Há dificuldade momentânea de ter acesso a todos os documentos necessários. Considerando isto, nós tomamos a decisão de prorrogar por 60 dias o prazo de entrega das declarações“.

Clique aqui e confira a Instrução Normativa 1930, de 1º de abril de 2020, da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

O Sicontiba, em conjunto com o CRCPR, FECOPAR, SESCAP-PR, SESCAP-LONDRINA e SESCAP-CAMPOS GERAIS, antevendo a crise que seria gerada pelo coronavírus, já vinham pleiteando diariamente a prorrogação de diversos prazos para o recolhimento de tributos e para o cumprimento de algumas obrigações acessórias, dentre as quais a DIRPF.

O Presidente do Sicontiba, Juarez Morona, mencionou:Foram diversos ofícios encaminhados ao Ministro da Economia, ao Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, ao Superintendente da Receita Federal da 9ª Região Fiscal – Curitiba/PR, aos Deputados Federais e aos Senadores. Fomos insistentes em demonstrar que a taxa média de entrega do IR estava baixa, o que gerava grande preocupação, além do que, expusemos também que muitas Empresas de Contabilidade estão sobrecarregadas, diante da alta procura por parte dos clientes para sanar dúvidas trabalhistas, tributárias e afins nesse período de pandemia.”

Disse mais Morona: “Isso demonstra a importância de termos entidades da classe contábil fortes e de realmente darmos voz aos representados e aos contribuintes, nada mais justo. E a luta permanece, em busca de mais defesa e valorização dos profissionais de contabilidade.”

Juntos somos +

SICONTIBA + que um sindicato, o SEU SINDICATO!

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região