Para reflexão: serviços de contabilidade nos dias atuais – Cuidado com promessas demais e contrapartidas de menos

O SICONTIBA – Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, fundado em 1.923, tem a missão principal de defender os interesses coletivos dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região, sendo uma de suas prioridades a luta por mais valorização da classe contábil.

Nesse contexto, foram publicadas algumas notas de repúdio contra ofertas abusivas vinculando serviços de contabilidade, além do que vem sendo realizadas divulgações sobre a importância da contabilidade como ciência vital na gestão e nos planos estratégicos das empresas, bem como a campanha de conscientização nominada “diga NÃO para a autodesvalorização profissional.” Havendo uma maior proteção ao serviço contábil, consequentemente os serviços aos clientes empresários podem vir a ser executados com uma maior qualidade.

É consabido que, em um mundo globalizado, a inteligência artificial veio para ficar, exigindo dos profissionais a busca por atualização profissional e o uso de novas ferramentas tecnológicas. Concomitantemente também se nota que há uma explosão de novas startups e plataformas digitais para serviços que antes eram realizados apenas de modo manual.

Alertamos para a cautela que os empreendedores devem ter no momento da escolha de um profissional para a contratação dos serviços de contabilidade, sendo de suma importância o contato direto e pessoal com o contador, obtendo informações preciosas, sanando dúvidas, verificando a credibilidade do mesmo, visando um atendimento personalizado, desenvolvendo assim uma relação de confiança. Há que se ter o cuidado de não se buscar a contratação tão somente por uma simples oferta de preço mensal menor ou por promessa genéricas de melhores resultados. Como já dissemos: as vezes o barato pode sair caro!

Ocorre que, na prática, nem sempre grandes startups atendem as expectativas dos clientes. Um exemplo é a matéria divulgada na FORBES em 21/07/2020, a qual redirecionamos para conhecimento, que tem por chamada “Por dentro da polêmica que levou à derrocada da ScaleFactor“, em que menciona que a ferramenta de contabilidade da empresa era defeituosa e não confiável para classificar as transações com precisão.

Clique aqui ou abaixo para acessar a matéria.

https://forbes.com.br/negocios/2020/07/por-dentro-da-polemica-que-levou-a-derrocada-da-scalefactor/

Conforme a matéria, a empresa, com um tática agressiva de vendas, divulgava que ferramentas baseadas em inteligência artificial poderiam substituir o contador e produzir muito mais do que o normal, tudo por uma fração de custo. Mas na prática, foram exigidos serviços manuais (nem tudo era automatizado) e os clientes receberam muito menos em relação ao que pagaram, havendo inúmeros erros e transtornos, tendo a contabilidade que ser refeita em diversos casos.

Por isso colocamos para reflexão:

  • O serviço contábil via oferta de preço extremamente barato vale mesmo a pena?
  • Contabilidade com promessa de preços baixos pode gerar a entrega de menos serviços e com menos qualidade?
  • Será que em uma plataforma alimentada pelo próprio cliente contribuinte (normalmente um leigo no assunto), este realmente faz todas as introduções, classificações contábeis, apurações de impostos e inclusões necessárias?

Fica o alerta no momento da contratação dos serviços essenciais de contabilidade, pois promessas demais podem gerar entregas de menos.

Sugestões e encaminhamento de situações peculiares, contate-nos: ouvidoria@sicontiba.com.br

SICONTIBA + que um sindicato, o SEU SINDICATO!

Juarez Morona

Presidente do Sicontiba

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região