Entrevista com o presidente reeleito do Sicontiba, Hugo Catossi

hugo-voz-3

Hugo Catossi, presidente do Sicontiba

Sicontiba – O que o senhor pensa sobre a reeleição e por que decidiu continuar à frente do Sicontiba?

Hugo Catossi – Não sou favorável a dois mandatos. A renovação é muito importante para a oxigenação e o desenvolvimento da entidade. Mas, considerando que os diretores, delegados e muitos associados ao Sicontiba referendaram a minha candidatura para mais três anos de gestão e diante da análise positiva dos resultados apresentados desde o início da gestão 2014/2016, aceitei o desafio de continuar no sindicato por mais um triênio, focando sempre no desenvolvimento da entidade e na defesa e na valorização do contabilista. Vale ressaltar que a nossa diretoria tem excelentes profissionais preparados para serem presidentes.

Sicontiba – Quem são os membros da diretoria?

Hugo Catossi – Busquei a união de profissionais de reputação ilibada e idônea, profissionais probos e comprometidos com os propósitos e as finalidades para os quais o Sicontiba foi criado. Somos profissionais de destaque nas mais diversas áreas da contabilidade, auditoria e perícia: proprietários e empregados de escritórios, professores de universidade, servidores públicos, representantes no Conselho de Contribuintes de Curitiba e funcionários de grandes empresas.

Os membros escolhidos são conhecedores dos anseios e dos problemas que os profissionais contábeis enfrentam no dia a dia. Temos dentro da nossa diretoria, por exemplo, proprietários de escritórios de contabilidade com 50 clientes e com até 1.400 clientes. Reunimos uma equipe diversa, capacitada e cheia de vontade que vai fazer uma gestão sem nenhum interesse pessoal ou político e vai defender a nossa categoria 24 horas por dia pelos próximos três anos.

Sicontiba – Qual a sua visão da profissão contábil?

Hugo Catossi – É honrada, virtuosa e uma das mais importantes para o desenvolvimento do nosso país, já que a contabilidade está em tudo. Está dentro de casa, dentro das empresas, dentro das repartições públicas. Vou além, a nossa profissão é diferenciada e importante porque nos permite atuar em diversas frentes, contribuindo com a sociedade e com o desenvolvimento das empresas em diferentes segmentos. Você pode trabalhar como contador, auditor, perito, analista, consultor, além da área do ensino, da pesquisa e da produção de material técnico.

Falando nisso, temos excelentes mestres que lecionam nas melhores faculdades do Brasil, como o professor e doutor Vicente Pacheco e o professor e mestre Luiz Carlos de Souza, que são ex-presidentes da Academia de Ciências Contábeis do Paraná. Já no que se refere a escritores e palestrantes renomados temos o Laudelino Jochem, o Wilson Alberto Zappa Hoog, o Everson Carlin e o Aderbal Muller. Temos e tivemos excelentes tributaristas também, como o Gilberto Amaral e o saudoso Augusto Prolik. Só para citar alguns nomes que vêm à mente agora.

Sicontiba – E qual é o desafio do contabilista hoje?

Hugo Catossi – Tendo em vista que constantemente há revoluções na contabilidade brasileira, principalmente nos últimos tempos, a exemplo da criação do Sistema Público de Escrituração Digital, sem dúvidas, o maior desafio do profissional contábil na atualidade é se adequar às inovações tecnológicas e às diversas implementações por parte do fisco de novas metodologias no acompanhamento dos contribuintes, notadamente das pessoas jurídicas, aliadas às diversas modificações da legislação, o que exige do profissional uma constante atualização de conhecimentos, acuidade e percepção das minúcias nas diversas obrigações acessórias e prazos, sendo que a complexidade das atividades e a responsabilidade são enormes.

Dentro deste contexto e diante da rapidez com que tudo ocorre, há também um desafio aos profissionais em conseguirem realizar diversos atos mantendo a qualidade dos serviços prestados, satisfazendo os clientes e obtendo realização profissional. Recebemos muitas reivindicações, a exemplo de que é desanimador continuar atuando na área, mesmo amando a profissão, pois há um descaso total por parte dos governantes. Todos os dias, por exemplo, são criadas ou alteradas milhares de leis e normas que, na maioria das vezes, só congestionam e burocratizam o nosso sistema. E o resultado disso é: trabalho dobrado para os contabilistas, que precisam se desdobrar e se sacrificar para acompanhar tantas mudanças.

Para inúmeros contabilistas o maior inimigo é a burocracia em excesso. Há sim uma falta de respeito e consideração com os contabilistas, principalmente por parte dos governantes e de alguns empresários, que devem valorizar a nossa classe. Eles precisam entender que o contabilista é sim indispensável no mundo moderno, inclusive sendo sua atividade essencial para o desenvolvimento do país. Não podemos aceitar que se criem diariamente inúmeras leis e novas regras burocráticas sem qualquer respaldo no momento posterior. O que se nota na prática são diversas irresponsabilidades por parte do governo, cito um exemplo: cria-se uma nova lei com diversas regras novas, os contabilistas que se adequem, os contabilistas que se virem e salve-se quem puder.

Não somos contra os benefícios que a modernidade e a tecnologia trazem, como eliminação do papel, lançamentos eletrônicos, trocas rápidas de informações, etc., mas somos contra a falta de contrapartida, em especial ante a falta de suporte, orientações claras, prazos adequados e informações acessíveis. Como achar uma solução? Entendo que a principal forma é a união efetiva da classe, pois quanto mais concentração de forças, pensamentos e opiniões, mais poder e respeito teremos quando reivindicarmos algo, quando formos propor projetos e soluções.

Só assim teremos voz efetivamente, claro, concomitantemente também demonstrando muito trabalhado, competência, atualização e conhecimento profissional. Não à “burrocracia”; e sim à participação contributiva e ao diálogo e entendimento prévio, durante e após a criação de leis e novos recursos tecnológicos.

Definitivamente zona de conforto não é uma expressão compatível com a atividade do contabilista, que diariamente tem por desafio estar constantemente atualizado, aperfeiçoando-se, prestando bons serviços, tendo atitudes inovadoras para angariar novas oportunidades de trabalho, obtendo assim e merecendo uma remuneração justa ante a elevada responsabilidade e importância da profissão.

Sicontiba – Qual o primeiro passo então para uma maior valorização do contabilista?

Hugo Catossi – A união. Simples assim. Imagine todos os contabilistas aumentando os seus honorários e não os baixando porque o colega não se valoriza e cobra uma mixaria. Só seremos mais valorizados e respeitados, o que quer dizer que teremos mais presença, mais voz e mais influência na nossa sociedade, se formos unidos. E qual é o meio mais rápido e fácil para essa união? Através do seu sindicato, através do Sicontiba. É por isso que sempre batemos na tecla da participação. Hoje, infelizmente, estamos muito aquém do que poderíamos ser no quesito participação. Muito aquém!

São 14 mil contabilistas na nossa base, mas só temos 380 associados e apenas cerca de 3.000 profissionais pagam a contribuição sindical em dia, que é a fonte que faz o Sicontiba se mover e atuar em prol dos profissionais. Além disso, o pior é que tem muita gente que só sabe criticar e reclamar de tudo em vez de valorizar e agradecer as coisas boas. Agora, na hora de participar e de dar a cara a tapa, não quer, nem aparece.

Essa questão da participação será uma das nossas principais bandeiras na gestão 2017/2019. Queremos atrair mais contabilistas para o dia a dia do Sicontiba. Assim seremos mais fortes e estaremos mais bem representados.

Sicontiba – Fale um pouco mais então sobre o plano de ações para os próximos três anos…

Hugo Catossi – São muitas as ações planejadas, mas vou destacar apenas algumas. Um dos projetos mais importantes a serem promovidos pela nova gestão é uma verdadeira reestruturação da sede administrativa do Sicontiba, com a reforma de todos os pavimentos e a construção de um novo andar, novas salas e auditório, trazendo mais conforto para a classe contábil. Economizamos muito, reduzimos o valor da associativa e faz 3 anos que não aumentamos o valor dela e de algumas contribuições assistenciais. Também não cobramos mais a contribuição confederativa e não ficamos viajando para cima e para baixo gastando o dinheiro dos contabilistas.

Outra frente importante de atuação será a realização de cursos e eventos que visem a atualização profissional do contabilista. Vamos manter a nossa política de eventos excelentes e baratos, com profissionais renomados, a fim de investir na capacitação do profissional contábil e de seus empregados, que precisam se atualizar o tempo todo.

Vamos também fazer reivindicações aos órgãos públicos quando necessário. Vamos discorrer para os governantes e a classe empresarial sobre a importância do profissional contábil. Enfim, estamos cheios de energia e estruturando muitas ações em defesa e valorização da nossa profissão. Vale deixar registrado ainda que, assim como foi no primeiro mandato, a gestão Fazendo a Diferença será pautada pela transparência e pela ética. Não é fácil administrar uma entidade com poucos recursos, mas tenho sintonia com todos os diretores, que são profissionais de destaque, de caráter íntegro e de diferentes áreas de atuação dentro da contabilidade, auditoria e perícia, conforme já mencionado, e tenho certeza que faremos um excelente trabalho.

Todos aqui estão comprometidos com as causas do Sicontiba. São responsáveis, proativos, competentes, capacitados, experientes, inovadores e irão dar voz aos contabilistas, além, é claro, de serem exímios respeitadores das normas constitucionais, legais e estatutárias. Enfim, onde se tem respeito e fraternidade as coisas se tornam justas e perfeitas.

Reafirmo aqui então o nosso compromisso de dar continuidade ao trabalho iniciado em 2014/2016. O Sicontiba é pioneiro no sindicalismo brasileiro. Foi criado em 1923 para lutar pelos direitos dos contabilistas. Ele contribuiu, inclusive, para a regulamentação da profissão e, ao longo destes mais de 90 anos, defendeu muitas bandeiras que favoreceram a profissão. Nós precisamos e vamos manter essa história de conquistas e de sucesso.

Sicontiba – Gostaria de deixar alguma palavra final para os contabilistas?

Hugo Catossi – Quero fazer um agradecimento especial a todos os associados ao Sicontiba que votaram. O nosso índice de aprovação na eleição foi de 94,74% dos votos válidos (98,2% da urna da Sanepar e 92,4% da urna do Sicontiba). Fiquei muitíssimo feliz e emocionado. Muitos contabilistas, inclusive, vieram de outras cidades para votar. Nunca vi uma entidade com uma participação tão expressiva. Para mim só tem uma explicação: é sinal de que o nosso trabalho tem influenciado positivamente o dia a dia do profissional contábil. Por isso, quero deixar aqui registrado um muito obrigado pela sua colaboração e muito obrigado também pelo seu apoio.

Continuem participando, prestigiando a nossa entidade e utilizando os benefícios e os convênios que são oferecidos, como, por exemplo, descontos em milhares de estabelecimentos comerciais (ex.: via cartão All Sul), descontos em cursos, a nossa bela sede campestre Irineu Zanuzzo (com campos de futebol, churrasqueira e todo o resto), contato com o ouvidor do Sicontiba para auxílio em dúvidas e encaminhamento de reivindicações, atendimento da assessoria jurídica (consultoria via e-mail ou presencial no horário mais acessível ao associado) e homologações de transferência de escrita (responsabilidade técnica-contábil) de forma gratuita.

Também gostaria de convidar aqueles que não conhecem direito o Sicontiba para que venham nos visitar, venham conhecer o nosso trabalho. A casa é sua. Estaremos de braços abertos esperando por vocês. A participação de todos é imprescindível para conquistarmos, juntos, melhorias para a classe contábil, exaltando a solidariedade pessoal e profissional, o compartilhamento de ideias e a união de esforços convergentes, fortalecendo e valorizando assim cada vez mais esta nobre categoria profissional.

Eu fico à disposição de todos no e-mail presidente@sicontiba.com.br. É isso. Muito obrigado!  E um grande abraço aos meus queridos amigos.

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região