Dia Histórico no Sicontiba

Alteração estatutária, Prestação de contas 2017, Nomeação de Delegado, Novo comando temporário da Entidade e outros assuntos de importância da classe contábil pautaram as assembleias e reunião de diretoria do Sicontiba.

No dia 01º de fevereiro, o presidente do Sicontiba (Sindicato dos Contabilistas de Curitiba), Hugo Catossi, presidiu as assembleias e a reunião de diretoria do sindicato que tiveram como discussões centrais o relatório de prestação de contas das atividades desenvolvidas pelo Sicontiba em 2017 e a alteração estatutária em diversos dispositivos, sendo que ambas as ordens do dia foram aprovadas pelos presentes.

Nas suas 169 páginas, o relatório traz as principais iniciativas e trabalhos realizados pela diretoria do Sicontiba no ano passado, como, por exemplo, a celebração de 42 Acordos Coletivos de Trabalho firmados e a finalização da construção da nova sede administrativa, que é a mais nova casa dos profissionais da contabilidade de Curitiba e Região, venham conhecer.

Para ter acesso ao relatório, clique aqui.

Também foi discutida a prestação de contas do exercício de 2017. Elas foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Fiscal, pela Diretoria Executiva e pela Assembleia Geral Ordinária realizada com os associados.

Para ter acesso aos documentos, clique sobre os links abaixo:

Relatório das Atividades Desenvolvidas em 2017 +

Balanço Patrimonial e Demonstrações do Resultado 2017 +

Balanço Patrimonial – Analítico +

Demonstrações do Resultado 2017 – Analítica +

Notas Explicativas +

Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido Findo 2017 +

Demonstração do Fluxo de Caixa 2017 +

O presidente Hugo apresentou ainda, para deliberação, sugestão de mudança de diversos dispositivos estatutários, inclusive com a criação de novas regras visando adequação aos dias atuais, destacando regras que priorizam a ética e honestidade na administração de uma entidade acima de tudo.

Disse o Presidente Hugo: Hoje é um dia para ficar registrado na história do Sicontiba. Nossa gestão sempre foi transparente, ética e ousada, objetivando desenvolver a entidade e a classe contábil como um todo, ajudando a entidade sem nenhum interesse pessoal de promoção ou ganho financeiro. Assim foi nesses 4 anos de gestão. Eu, juntamente com a diretoria, não ficamos parados vendo o trem passar, mas de forma ágil arregaçamos as mangas e fomos à luta realizando diversos projetos. Com todos os projetos e realizações o Sicontiba ganhou mais respeito, credibilidade e a consciência e sensação por seus integrantes do dever cumprido. Deixamos os mal intencionados e interesseiros de lado e realizamos dezenas de projetos.

E continuou: A sociedade clama por ética e honestidade, todavia para melhorarmos o mundo temos que começar a dar exemplos, começando pela própria entidade. E o Sicontiba fez e está fazendo sua parte. Hoje é um dia histórico porque vamos alterar o estatuto da entidade, modernizá-lo e colocar regras claras de exemplo de ética e honestidade, como por exemplo:

  • não permitir a reeleição do presidente para um 2º mandato subsequente;
  • o presidente e o vice presidente não poderão exercer concomitantemente nenhum cargo de diretoria em outras entidades da classe contábil e afins, tendo que atuar exclusivamente no Sicontiba;
  • extinção da verba de representação e da possibilidade de recebimento de qualquer remuneração em decorrência do exercício do mandato, seja a título de salário, verba de representação, devendo o exercício do cargo ser realizado de forma gratuita, em prol do desenvolvimento e engrandecimento da categoria dos profissionais da contabilidade;
  • redução dos cargos da diretoria que hoje são 33 no total, sendo que ficarão 26, sendo Presidente, Vice-Presidente, 9 (nove) Diretores efetivos com seus respectivos 9 (oito) suplentes e mais os 3 membros efetivos do conselho fiscal e 3 suplentes.
  • criação do conselho de ex-presidentes, pois temos que valorizar os que contribuíram com a entidade e se for o caso o presidente em exercício poderá contar com a experiências dos mesmos.

Outros temas de interesse da classe contábil foram debatidos, a exemplo da tabela referencial de custos e a mesa redonda contábil, iniciativa esta do Sicontiba junto aos profissionais da contabilidade visando ouvir as reivindicações, entender as dificuldades do dia a dia e buscar soluções.

Foi nomeado também o contador e advogado Armando Santos Lira no cargo de Delegado do Sicontiba junto ao bairro Lindóia de Curitiba, o qual terá a incumbência primeira de ouvir os contabilistas residentes na região, buscar também uma integração maior da entidade com os profissionais, levando as sugestões e reivindicações dos mesmos ao conhecimento dos dirigentes do sindicato na busca de soluções e esclarecimentos.

Os diretores manifestaram-se agradecendo o empenho e dedicação do presidente Hugo, que sempre se mostrou ético, transparente e competente em tudo que realizou. Reconheceram que foram muitas atividades e projetos realizados sob a sua presidência, culminando com a concretização do sonho da construção da nova sede administrativa.

Vários diretores se manifestaram e não pouparam elogios ao presidente Hugo pela sua forma de atuação na presidência, sempre colaborando com o desenvolvimento da entidade e com a defesa da classe contábil.

(momento em que o conselheiro do CRCPR Antonio Moacir Pozzobon parabenizou Hugo pelo trabalho sério e competente a frente do Sicontiba)

O presidente Hugo solicitou licença do cargo por 3 meses face as muitas atividades profissionais e pessoais, deixando o sindicato com dinheiro em caixa, sem dever nada em relação a construção da nova sede, estando tudo quitado, e mais, sistema cadastral funcionando regularmente, portal da transparência com diversas informações, aumento do número dos acordos coletivos firmados, aumento dos cursos e convênios oferecidos, sede campestre belíssima, com melhorias e disponível aos associados, canal da ouvidoria e de banco de empregos com fácil acesso, entre outros projetos e frentes de trabalho que estão em pleno funcionamento. Disse ainda que, independente de participar ou não da diretoria, como faz há mais de 20 anos, continuará contribuindo com o Sicontiba e, sobretudo, defendendo essa profissão importante que passa por momentos difíceis.

A Diretoria saudou Hugo Catossi, demonstraram gratidão pelo brilhante trabalho no exercício do cargo no período e expressamente ficaram a disposição para ajudar o presidente em exercício no que for preciso.

O 2º Vice-Presidente Dirceu Vaz parabenizou o presidente Hugo pelos 4 anos de inúmeras atividades desenvolvidas em prol do Sindicato e da classe contábil, agradecendo em nome da diretoria e de todos os contabilistas de Curitiba e Região tudo que o mesmo fez pelos profissionais da contabilidade.

O 1º Vice-Presidente do Sicontiba, Juarez Tadeu Morona Filho, conforme o estatuto, passa a ser o presidente em exercício a partir de 02/02/2018.

Morona se manifestou dizendo que não gostaria que Hugo pedisse licença, ao passo que elogiou o mesmo pelo trabalho desempenhado nesses 4 anos e disse que vai assumir uma entidade que está funcionando a pleno vapor e de forma correta em todos os seus departamentos e frentes de trabalho. Finalizou dizendo que conta com a ajuda dos diretores e do vice presidente Dirceu Vaz.

O Sicontiba está para divulgar sua grade de cursos para 2018, bem como está fechando diversos convênios para o benefício dos associados.

Para mais informações e sugestões de melhorias: presidente@sicontiba.com.br

Participe das assembleias, participe do seu sindicato, o nosso Sicontiba, pois juntos somos +

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região