Curso PRESENCIAL em 21 de junho: ECF – Escrituração Contábil Fiscal

!! CURSO PRESENCIAL  !!

INSCREVA-SE

Data: 21 de junho de 2022 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h00 (com intervalo para coffee break e almoço)
Local: Auditório do SICONTIBA
Av. Sen. Souza Naves, 381, Alto da Rua XV, em Curitiba

Obs.: curso em análise de pedido de pontuação no programa de educação profissional continuada do sistema CFC/CRCs (EPC)

 

OBJETIVO
Possibilitar a correta elaboração e atendimento das etapas necessárias para validação do arquivo anual de ECF – Escrituração Contábil Fiscal das PJ imunes/isentas e as de lucro presumido e real, por meio de importação de arquivo-texto ou criação direta no PGE e edição de dados nos principais registros. Análise individualizada dos registros obrigatórios do Bloco Y (Outras Informações). Preenchimento do Lalur/Lacs – Partes A e B – e cálculo do IRPJ/CSLL, incluindo exemplo com saldo negativo.

PÚBLICO ALVO
Contadores, gerentes ou coordenadores, analistas e assistentes das áreas contábil e/ou tributária.

NÍVEL
Intermediário. Pré-requisito: conhecimentos sobre apuração do IRPJ e CSLL, curso e/ou experiência com ECD (Sped Contábil).

METODOLOGIA
Apresentação de arquivos-texto e validação de exemplos de escriturações de imune/isenta de IRPJ, lucro presumido e lucro real, com enfoque maior no Lalur/Lacs.

INSTRUTOR
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, especialista IFRS “First Degree” pelo IACAFM/IBEFAC, carreira profissional consolidada de 30 anos, sendo 20 destes anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços, nacionais e multinacionais, 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, 7 anos como sócio de escritório contábil. Especialista nos SPED ECD e ECF e em trabalhos de recuperação tributária, consultor certificado do programa FORCEC (SESCAP/PR), titular da “Édison Remi Pinzon – Ensino Contábil e Tributário” e sócio do “IBEPC – Instituto Brasileiro de Educação Profissional Continuada”, realizador de cursos presenciais, gravados e online ao vivo, por sua empresa ou através do sistema SESCON/SESCAP, CRCPR, CRCRS e CRCMT, Unifenacon e empresas privadas de treinamento. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON Grande Florianópolis, Jornal Contábil, Veritae Orientador Profissional (RJ) e na rede social profissional LinkedIn.

 

INVESTIMENTO

*R$ 100,00 ao Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba (já com desconto de 50%)
*R$ 100,00 ao Estudante (já com desconto de 50%)
*R$ 160,00 ao Profissional da Contabilidade (já com desconto de 20%)
*R$ 200,00 aos Demais Profissionais (sem desconto)

Forma de pagamento (até 20/06/2022): Depósito ou transferência ou PIX

 

CONTEÚDO

1 – Informações gerais:

1.1 – Atos relacionados e prazo-limite para transmissão

1.2 – Multa por atraso ou ausência e signatários

1.3 – Blocos de registros, passos ou etapas

1.4 – Importação de arquivo-texto ou criação direta no PGE

1.4.1 – Detalhes quanto aos registros iniciais (0000 a 0020)

1.4.2 – Tipos de escrituração (“C” ou “L”)

2 – Recuperação de dados e mapeamento de plano referencial – tipo de escrituração = “C”:

2.1 – Recuperação da(s) ECD do ano-calendário

2.2 – Recuperação de ECF anterior

2.3 – Plano de contas interno (registro J050)

2.3.1 – Mapeamento do plano referencial (registro J051)

2.4 – Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados referencial

2.4.1 – Balanço Patrimonial (registros L100, P100 ou U100)

2.4.2 – Demonstração de Resultados (registros L300, P150 ou U150)

3 – ECF de Imune ou Isenta de IRPJ:

3.1 – Registros obrigatórios de preenchimento – tipo de escrituração = “L”

3.1.1 – Origem e aplicação dos recursos (registro X390)

3.1.2 – Identificação dos dirigentes (registro Y612)

4 – ECF de Lucro Presumido:

4.1 – Opções do menu visíveis apenas para o tipo de escrituração = “C”

4.2 – Base de cálculo e apuração do IRPJ e da CSLL (registros P200 a P500)

4.3 – Demonstrativo do livro-caixa – tipo de escrituração = “L” (registro Q100)

4.4 – Demais registros obrigatórios – Bloco “Y”

4.4.1 – IR e CS retidos na fonte (registro Y570)

4.4.2 – Identificação e Rendimentos de Dirigentes, Conselheiros, Sócios ou Titular (registro Y600)

4.4.2 – Outras Informações (registro Y672 – apenas tipo de escrituração = “L”) 

5 – ECF de lucro real:

5.1 – Recuperação de saldos da ECF anterior

5.2 – Registro L210 – Composição de custos

5.3 – Tipos de relacionamento da Parte A do Lalur/Lacs

5.3.1 – Ajustes apenas na Parte A – tipos de relacionamento 2 e 4

5.3.2 – Criação de contas da Parte B e movimentação na Parte A – tipos de relacionamento 1 ou 3

5.4 – Movimentações na Parte B sem reflexos na Parte A (registro M410)

5.4.1 – Prejuízo fiscal de IRPJ e/ou base de cálculo negativa de CSLL constituídos no período de apuração

5.5 – Compensação de prejuízos fiscais e/ou de base de cálculo negativa da CSLL

5.6 – Cálculo do IRPJ e da CSLL – Bloco “N”

5.6.1 – Informação das retenções deduzidas nas antecipações mensais e preenchimento da apuração definitiva (real anual)

5.7 – Conciliação com informações contábeis – provisões e perdas estimadas de ativos

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O treinamento será presencial no AUDITÓRIO DO SICONTIBA, sendo as VAGAS LIMITADAS (corra e se inscreva!) tendo em vista o tamanho do espaço. ATENÇÃO: apenas serão aceitas as inscrições dentro do número de vagas limitadas. Caso o limite de vagas tenha se esgotado, o nome ficará na lista de espera.

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor. O realizador reserva-se no direito de cancelar o treinamento caso não ocorra a formação mínima de turma, devendo o comunicado ser enviado até 24 horas antes da data agendada para o evento, através dos e-mails cadastrados no momento da inscrição. Em sendo cancelado, haverá o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Troca de participante: Acontecendo algum imprevisto, e o aluno inscrito não conseguir participar do curso, poderá, a seu critério, trocar sua inscrição com outra pessoa. Contudo, para esta alteração ser válida deverá encaminhar um e-mail para [email protected] com pelo menos 1 dia de antecedência da data de início do curso.

Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 80% da aula ao vivo. Somente será emitido o certificado para o participante informado no processo de inscrição e identificado presencialmente com assinatura na lista de presença. Deverá ser retirado junto ao SICONTIBA até três dias úteis após a realização do curso, sendo entregue no local do curso, na sede administrativa do SICONTIBA ou solicitando no e-mail [email protected].

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até um dia antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail [email protected] até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de Pessoa Física apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via depósito/transferência/PIX na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para [email protected]

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação: associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

 

DADOS BANCÁRIOS

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2

Chave PIX: 76686963000152

 

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligue-nos.

 

CONTATOS

(Falar com a secretária executiva Moriá )

[email protected]

(41) 3077-3553

(41) 99983-0074

 

 

!! NÃO É OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS !!

 

Quando é recomendado o uso de máscaras?

Com sintomas de resfriado

Com sintomas de quadro alérgico (coriza, espirros, etc.)

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