Curso 10/Dezembro: Cruzamento de Dados e Informações Tributárias – Obrigações Acessórias Federais

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Data: 10 de dezembro de 2019 (terça-feira)
Horário: 08h45 às 17h, com intervalo para coffee break e almoço
Local: Auditório do CRCPR
Rua XV de Novembro, 2987, Alto da Rua XV, em Curitiba

Objetivo
Apresentar as correlações das principais informações relativas a débitos declarados e/ou saldos credores ou negativos com as diferentes obrigações acessórias exigidas pela RFB para as pessoas jurídicas de direito privado com fins lucrativos, incluindo-se os projetos SPED EFD ICMS/IPI (Blocos H e K), EFD Contribuições, ECF – Escrituração Contábil Fiscal e EFD-Reinf; confronto das informações declaradas por meio da apresentação de casos e exemplos práticos.

Nível: Intermediário. Pré-requisito: conhecimentos gerais sobre as apurações dos tributos federais, desejável experiência com DCTF, PERDCOMP e geração de arquivos dos projetos SPED.

Metodologia: expositiva, com abordagem exemplificativa de situações factíveis e desenvolvimento de exercícios práticos para fixação do conteúdo. Trazer lápis, borracha e calculadora simples.

Instrutor
Édison Remi Pinzon
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA em Gestão Tributária pelo INPG, atuou por mais de 20 anos nas áreas contábil, tributária e de controladoria de empresas industriais e de serviços e por 4 anos como analista de negócio em implantação de ERP, especialista em soluções na área de planejamento fiscal empresarial, consultor certificado do programa FORCEC, responsável pela  Atuábil Consultoria e Cursos, instrutor de cursos na Consult, SESCON/SC, SESCON/GF, SESCON/RS, SESCAP Londrina (LDR), CRCPR, Karlinski Treinamentos Empresariais (RS), Doria Cursos e Socion Training. Palestrante de cursos gravados para o CRCPR em 2017 e para a UNIFENACON em 2015. Autor de artigos tributários publicados pelo SESCAP/PR, SESCON/GF e Veritae Orientador Profissional (RJ).

Investimento com inscrição e pagamento até 09/12/2019: via depósito ou transferência

*R$ 80,00 ao Associado Sicontiba (ativo e regular no CRCPR)
*R$ 80,00 ao Funcionário de Associado Sicontiba
*R$ 80,00 ao Estudante
*R$ 130,00 ao Profissional da Contabilidade ativo e regular no CRCPR
*R$ 160,00 aos Demais Profissionais

Conteúdo

1 – Tributos e contribuições objeto de declarações

– Próprio

– De terceiros (retidos)

– Obrigações acessórias envolvidas

– DMED, DIMOB, DECRED, DOI

– EFD ICMS/IPI, Contribuições, ECF, e-Financeira e Reinf

– DCTF, DCTFWeb, PERDCOMP

– Confronto com as guias de recolhimento

2 – Opções irretificáveis ou irretratáveis para o ano-calendário

3 – Obrigatoriedade de entrega da ECD para lucro presumido e imunes/isentas de IRPJ

4 – Principais cruzamentos analisados

4.1 – DCTF – débitos informados x ECF – valores apurados nos registros P300 e P500 (lucro presumido) e N620, N630, N660 e N670 (lucro real)

4.2 – DCTF – débitos informados x EFD-Contribuições – informações de valores apurados de PIS e COFINS

4.3 – DCTF – débitos informados (retido de terceiros) x DIRF – individualização por período e por CPF/CNPJ x DARF

4.4 – DCTF – créditos vinculados em compensação como forma de pagamento x DCOMP – identificação dos débitos objeto de compensação

4.5 – PERDCOMP – crédito oriundo de saldos negativos de IRPJ e/ou CSLL x ECF – saldo negativo constatado nos registros N630 e N670 ou P300 e P500

4.6 – Fontes pagadoras (e-Cac) x ECF – Registro Y570 – Retenções na fonte de IR e CSLL

4.7 – DCTF – saldo de débitos após as compensações x DARF – verificação dos campos data de apuração, vencimento, código de arrecadação e valores; opção de REDARF

4.8 – Conciliação de movimentos e saldos contábeis de tributos a recolher com as respectivas obrigações acessórias

4.9 – Saldos de inventário – Bloco H da EFD ICMS/IPI x saldos contábeis de estoques – registro P100 (lucro presumido) ou L100 (lucro real) da ECF

4.10 – Possíveis contingências identificadas por meio da ECD, tais como IOF sobre mútuos

4.11 – Simples Nacional

4.11.1 – Cessão de mão de obra – vedação de opção

4.11.2 – Desenquadramento retroativo – identificação por meio de auditoria no contratante de serviços

4.11.3 – Receita bruta declarada no PGDAS-D x DECRED x Nfe

4.12 – DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie;

4.13 – Cruzamentos com a pessoa física

4.13.1 – Rendimentos decorrentes de aluguel ou de compra e venda de imóveis – DOI e DIMOB

4.13.2 – Despesas médicas – DMED

4.13.3 – Direitos e dívidas declaradas em contrapartida a informações prestadas pelas pessoas jurídicas

As inscrições devem ser feitas diretamente no site do Sicontiba. Caso haja desistência por parte do inscrito, informamos que não haverá devolução do valor pelo Sicontiba. O curso poderá ser cancelado pelo Sicontiba a qualquer momento com o devido retorno do investimento aos que já estavam inscritos ou opção de crédito para outros cursos subsequentes.

Certificado
O certificado estará disponível no www.sicontiba.com.br/inscricoes até três dias úteis após a realização do curso, clicando em meus cursos – imprimir certificado. Ou solicitando no e-mail [email protected].

Apostila e Material de Apoio
A apostila será encaminhada por e-mail até dois dias antes do curso e deve ser impressa pelo participante, que também é responsável pelo material de apoio, como lápis, caneta e folhas de papel.

Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail [email protected] até um dia antes do curso.

Presença
Apresentar um documento com foto no dia do curso e o comprovante de pagamento. A inscrição é pessoal e intransferível.

Como se inscrever?
1- Clique aqui, faça um cadastro (CPF de PF apenas) ou utilize um login antigo.
2- Selecione a opção “Inscreva-se”.
3- Escolha o curso desejado.
4- Clique sobre “Inscrever-se”.
5- Efetue o pagamento via boleto bancário (se possível) ou via depósito/transferência na conta do Sicontiba.
6- Envie o comprovante para [email protected]

Orientação prévia: antes de gerar a inscrição no sistema de cursos, verifique na aba perfil a categoria de participante (identificação associado, funcionário de associado, estudante, profissional da contabilidade não associado mas regular e ativo no CRC ou demais profissionais) e o e-mail que está inserido e altere se for o caso, pois o valor da inscrição muda de acordo com a categoria identificação de cadastro e a apostila é enviada apenas para o e-mail cadastrado.

DADOS BANCÁRIOS:

***Sindicato dos Contabilistas de Curitiba – CNPJ: 76.686.963/0001-52

***Conta Caixa Agência n. 0372 – Operação n. 003 – Conta Corrente PJ n. 1127-2.

Obs.: caso esteja com dificuldades para gerar ou recuperar a senha, ligar para (41) 3077-3553.

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