Contadores garantem saúde financeira das empresas

No dia 22 de setembro comemora-se o Dia do Contador. Cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributos de empresas de todos os portes é apenas uma das atribuições do profissional da área de contabilidade. Com exigências rigorosas nas contratações e no cumprimento das jornadas de trabalho, além da crescente demanda por maior produtividade com menos recursos, a figura do contador é essencial para cuidar da gestão dos custos e da rentabilidade do negócio.

Atualmente, são mais de 83 mil organizações contábeis em todo o Brasil e mais de 310 mil contadores, de acordo com relatório do Conselho Federal de Contabilidade.

Gestão

Já existem organizações contábeis com o foco voltado para a gestão, e não somente execução da contabilidade para cumprir formalidades legais e apurar o recolhimento de tributosPara o presidente da Fenacon, Mario Berti, o contador deve ser visto como um assessor do sucesso da empresa, pois é através desse profissional que todas as informações do negócio passam, para então serem processadas.

“Com base nesses dados, o profissional compila números, compara desempenho, identifica quedas de receitas ou acrescimento de despesas e indica o ponto de equilíbrio. Enfim, a contabilidade pode e dever ser uma importante ferramenta de gestão, para se projetar o futuro e corrigir o passado”, destaca.

É preciso avançar

Apesar do mercado promissor, estatísticas do Sistema Fenacon Sescap/Sescon mostram que 70% das micro e pequenas empresas não fazem a contabilidade adequadamente. A informática certamente contribuiu e continuará auxiliando muito nessa evolução.

“O advento dos SPeds Fiscal e Contábil, a obrigatoriedade da Nota Fiscal Eletrônica, o cruzamento constante de informações pela Receita Federal e daqui a pouco a implantação do eSocial são quebras de paradigmas, que obrigaram o profissional a se atualizar constantemente. E o que nos espera pela frente serão novidades com muito mais rapidez do já aconteceu. Portanto, temos que nos preparar para novos e modernos tempos”, lembra Berti.

O presidente da Fenacon destaca ainda que, com o advento do Sped Fiscal e Contábil, o nível de sonegação nas empresas reduziu bastante. “Isso fez com que a contabilidade passasse a ser, efetivamente, um espelho das atividades da empresa”, ressalta.

Auxiliar nos controles internos, validação de informações, conscientização da importância da qualidade das informações referente às obrigações acessórias, auditoria preventiva e seguros preventivos também estão entre os tipos de serviços e ações que podem ser realizadas por um contador.

“Aliás, quem se preparar para este novo mundo terá o diferencial de mercado que o fará progredir e ter clientela fiel. A realidade ainda não é esta e os clientes hoje estão muito mais preparados, exigentes e repletos de necessidades que o contador pode atender se tiver preparo para tanto”, orienta.

Fonte: www.floripanews.com.br

 

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região