Contabilistas podem canalizar mais recursos do IR para crianças e adolescentes vulneráveis

O apelo a representantes de entidades contábeis foi feito pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e pela secretária de Ação Social do município, Márcia Fruet, durante café-da-manhã, dia 21 de março. Segundo eles, a consciência e a atitude dos profissionais da contabilidade pode fazer diferença na vida de muitas crianças e adolescentes atendidas por instituições cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (COMTIBA).

Basta sugerir aos contribuintes com imposto de renda a pagar para destinar o percentual permitido por lei ao Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente de Curitiba. Até 30 de abril, contribuintes pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 3% do imposto devido (fora da época oficial de entrega das declarações à Receita, o limite de destinação é maior – 6%, enquanto que empresas tributadas pelo lucro real também podem destinar até 1% do imposto devido).

Em Curitiba, mais de 400 organizações são beneficiadas pelos recursos arrecadados e gerenciados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (COMTIBA). São instituições que mantêm  programas de garantia de convivência familiar e comunitária, prevenção e atenção a vítimas de violência, atenção ao adolescente em conflito com a lei, atenção a internados por motivos de saúde, erradicação do trabalho infantil, prevenção e tratamento de dependência de drogas, prevenção e atendimento a crianças em situação de risco, etc.

Participaram do encontro com o prefeito e a primeira dama do município o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana, Hugo Catossi; a presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Lucélia Lecheta; os vice-presidentes do CRCPR Narciso Doro Jr. (Relações Sociais), João Gelásio Weber (Registro) e Marcos Rigoni de Mello (Administração e Finanças), os conselheiros Carlos Augusto Bittencourt Gomes, Nilva Amália Pasetto, Ormélia Tereza da Silva e Márcia Cristina de Almeida; o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, o chefe da Fiscalização Dirceu Zonatto, o 2º vice-presidente do Sescap-PR, Expedito Barbosa Martins, a presidente do IPMCont, Dolores Biasi Locatelli; e o vereador Hélio Wirbiski, entre outros.

Passos para preencher a declaração

1 – No RESUMO DA DECLARAÇÃO, escolher a opção DOAÇÃO DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA;

2 – Nessa opção, clicar em “NOVO” e escolher no tipo de fundo a opção Municipal e digitar o valor a ser destinado;

3 – Para emissão do DARF, na opção IMPRIMIR, escolher “DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE DA DECLARAÇÃO – ECA”, e recolher no banco até 30/04/13.

Para que um projeto da escolha do contribuinte seja beneficiado por destinação direta na declaração, é necessário enviar cópia do DARF pago com indicação do projeto escolhido para o

e-maildoacão@fas.curitiba.pr.gov.br e para a entidade beneficiada.

frutemateria 3

 

A lista de projetos está disponível no site criancaquerfuturo@fas.curitiba.pr.gov.br

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região