Conectividade Social – Sicontiba divulga Nota de Inconformismo contra a CEF

NOTA DE INCONFORMISMO 

Sicontiba divulga Nota de Inconformismo contra a CEF em decorrência dos problemas no acesso à Conectividade Social e requer soluções concretas.

O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e região (SICONTIBA), fundado em 1923, manifesta o seu inconformismo e insatisfação em relação aos problemas verificados no acesso à conectividade social junto à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, percebendo o desespero que assola os setores de recursos humanos dos escritórios de contabilidade, em especial pela grande ociosidade do sistema, estando quase que sem comunicação. 

Muitos serviços dependem do acesso à Conectividade Social e todos são muito importantes, inclusive para calcular rescisões de contratos laborais, recalcular guias em atraso, verificar saldo do FGTS para fins rescisórios, dentre outras funcionalidades.

No site http://www.fgts.gov.br/Pages/sou-empregador/conectividade-social.aspx, há menção de que o sistema é “moderno, ágil, seguro e facilmente adaptável ao ambiente de trabalho, o canal dispõe de diversas funcionalidades para os usuários (…). Ora ora, não é o que acontece na prática. O que buscamos é que realmente essas afirmações sejam constatadas na realidade.

Exemplo de mensagem de erro:

Considerando que muitos escritórios estão perto do início da concessão de suas férias coletivas (bem como alguns de seus clientes), solicitando inclusive a segunda parcela do 13º que vence dia 20/12/2019, e que é o mesmo dia do prazo para a entrega da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) – documento este que gera a informação à previdência social através da CEF, gerando tanto o valor do recolhimento da guia previdenciária quanto do FGTS.

Considerando também que o Sicontiba, como outras entidades contábeis, após receber o alerta do problema por vários profissionais, tentou contato com a CEF, porém sem sucesso.

Entendemos que é um absurdo todo esse caos nesse período do ano e ainda por cima não ter uma resposta, sequer tendo alguém ou um canal fácil e eficaz para reclamar e receber soluções. 

O Sicontiba não se conforma com tal situação e continuará cobrando uma solução imediata, visando respostas e soluções concretas em prol da classe contábil de Curitiba e Região.

Curitiba, 16 de dezembro de 2019.

Juarez Morona

Presidente em exercício

SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE CURITIBA

Clique aqui ou na imagem abaixo para ver a Nota de Inconformismo em PDF.

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região