Assembleias e Reunião da Diretoria Executiva do Sicontiba

Foi agitado o fim de tarde e noite do dia 13 de novembro no Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região, sendo realizadas assembleias gerais ordinária e extraordinária e reunião da diretoria executiva.

O Presidente do Sicontiba, Hugo Catossi, abrindo os trabalhos, fez uma breve exposição sobre o planejamento para o ano de 2019 englobando as diversas frentes de atuação da entidade, informando também que houve certa dificuldade para a elaboração do orçamento, levando-se em conta a reforma trabalhista (Lei nº. 13.467/2017) que tornou facultativo o recolhimento da contribuição sindical, o que alterou significativamente o valor de previsão para as receitas, já que se tratava da maior fonte de recebimento do Sicontiba. Informou Hugo que tomou várias medidas difíceis no ano de 2018 visando reduzir os gastos da entidade, demonstrando que a realidade é esta e que o Sicontiba, com um planejamento prévio, transparência e com uma gestão eficaz, reinventou-se e se adaptou a estas mudanças drásticas que afetaram o mundo sindical, tendo bons resultados no ano de 2018, salientando que a luta é incessante para que mais defesa, valorização e conquistas sejam alcançadas em prol dos profissionais da contabilidade.

Momento em que o presidente Hugo passou a palavra ao tesoureiro geral José Eurides para fazer apresentação sobre o orçamento para 2019.

Na primeira assembleia foi discutida a proposta orçamentária para o exercício de 2019. O tesoureiro geral do Sicontiba, José Eurides, que é conselheiro do CRCPR e membro do Conselho de Contribuintes da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o apoio da contadora Tassiane Doro de Lima, apresentou no datashow as receitas e despesas da entidade, fazendo um comparativo do orçamento aprovado em 2018 com o realizado até setembro do corrente ano, o projetado até o fim do exercício e a proposta em cada item para 2019, tudo em consonância com o estatuto e as normas legais aplicáveis. Expôs que, diante da atual conjuntura sindical, política e econômica do país, eventualmente a previsão poderá vir a ser alterada ou readequada caso se faça necessário. Colocada em discussão, ficou aprovada por unanimidade a previsão orçamentária para 2019.

Na segunda assembleia foi deliberada a fixação, aprovação de valores e demais condições da contribuição sindical para o exercício de 2019, que se direciona a todos os profissionais da contabilidade de Curitiba e Região (associados e não associados), ficando aprovado a priori que o valor de R$ 169,00 aplicável em 2018 terá um reajuste pelo índice INPC/IBGE acumulado nos 12 meses, ressalvando-se a possibilidade, como nos últimos anos, de se valer do valor decidido em assembleia da CNPL, que certamente após terá uma reunião com o Ministério Público do Trabalho para se definir um valor uniforme para todos os profissionais liberais do Estado do Paraná. No que se refere aos empregados, adota-se e permanece válido o 1 dia de trabalho que consta na Consolidação das Leis do Trabalho. Aprovado por unanimidade.

Na foto, Hugo Catossi (presidente do Sicontiba), Laudelino Jochem (Vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR e Associado do Sicontiba), João Jorge Erhart (associado do Sicontiba que participou das assembleias) e diretores do Sicontiba.

Iniciando a reunião da diretoria executiva, o Presidente Hugo falou da sua satisfação e alegria em participar do Sicontiba, da honra que é ser presidente da entidade, dos laços de amizade e respeito que são verificados entre todos os diretores da executiva e da importância de se valorizar as coisas positivas, absorvendo-as para se tornar um ser humano melhor e com mais percepção sobre o que realmente importa nessa vida passageira, exaltando também a importância de se fazer bem ao próximo. Hugo apresentou um vídeo emocionante para reflexão, clique aqui e veja.

Na ocasião foram discutidos diversos assuntos de interesse da entidade e da classe contábil, inclusive sobre a ética entre colegas de profissão e junto aos respectivos clientes, sendo apresentado no telão uma pauta com 98 páginas contendo também: correspondências recebidas e expedidas; e-mails de destaque com elogios, reivindicações e situações constatadas no dia a dia dos profissionais da contabilidade; Sicontiba em Ação com matérias de relevância em temas como cursos, assembleias e reuniões realizadas, notas de repúdio, divulgações de eventos da classe contábil, parcerias e convênios firmados, realização da 17ª Copa Sicontiba, realização do 2º Intercontábeis, certificação digital com emissão fácil e rápida tendo os melhores preços, clube de vantagens dos associados; representações da diretoria; atividades da ouvidoria executadas de forma rápida e eficaz, sendo respondidos vários e-mails, sanadas diversas dúvidas contábeis, esclarecidos procedimentos administrativos e encaminhados elogios, reclamações e reivindicações ao conhecimento de órgãos públicos e de entidades; atividades da assessoria jurídica (transferências de escrita mediando conflitos, homologações de rescisões trabalhistas e diversas consultorias e atendimentos); várias negociações coletivas de junho em diante (a exemplo da CCT com o Sescap, ACTs com escritórios, Copel e Fundação Copel). Houve a definição do valor da associativa para 2019, mais uma vez mantendo-se o mesmo valor dos anos anteriores. O Diretor de Patrimônio Bento Rosa Junior demonstrou o ativo imobilizado Sicontiba, fazendo uma apresentação da atualização dos bens da entidade após a construção da nova sede do Sicontiba inaugurada em agosto de 2018, fazendo um levantamento (inventário) dos bens móveis e imóveis da sede administrativa e campestre e sugerindo baixas dos inservíveis ou doação dos mesmos. Colocado em discussão, aprovado por unanimidade.

Hugo destacou que, indo na contramão da crise no âmbito sindical, para o ano de 2018 mais de 80 profissionais da contabilidade se tornaram novos associados do Sicontiba, o que mostra a forte atuação do Sicontiba em defesa e valorização da classe contábil. Registrou a presença de alguns associados presentes, como a do contador Antonio Carlos Doro (associado, ex-presidente do CRCPR, imortal da Academia de Ciências Contábeis do Paraná e membro atuante na Fundação Brasileira de Contabilidade),  que pediu a palavra para dizer que “por meio século vive a contabilidade, que viu em diversas entidades e no Sicontiba passarem vários presidentes importantes, mas que a presidência de Hugo Catossi e a atuação dessa diretoria gestão 2017/2019 é um exemplo de competência, parabenizando a todos e ao presidente Hugo em especial“.

Antonio Carlos Doro no momento da palavra livre

Outro associado, João Jorge Erhart participou das reuniões falando sobre o Sicontiba e parabenizando pelo excelente serviço prestado em defesa e valorização da profissão contábil.

Vários diretores também expuseram situações relevantes no âmbito do dia da profissão contábil, em especial reforçando a importância da ética.

Membros da Diretoria Executiva do Sicontiba.

O presidente Hugo convidou a todos para prestigiarem no dia 29 de novembro, das 13h30 às 15h00, no auditório do CRCPR, em evento gratuito, a palestra Aspectos Relevantes da Contabilidade do Terceiro Setor e das Sociedades Cooperativas, junto com o lançamento do livro: Contabilidade – Entidades Sem Fins Lucrativos e Sociedades Cooperativas, de autoria de Laudelino Jochem, Marcos Rigoni de Mello e Gilberto Quadros.

Finalizando, Hugo mostrou a prestação de contas que está em fase de finalização, contendo todas as atividades desenvolvidas pela entidade ao longo do exercício de 2018, que será objeto de deliberação pelos associados no ano de 2019 em assembleia geral ordinária com data a ser definida.

O Sicontiba completou 95 anos uma linda história de conquistas.

Diretora Cultural do Sicontiba, Juliana Bertol.

Facebook Twitter More... Compartilhe:

Deixe um comentário

© 2015 Sicontiba - Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região